Atividade no distrito de Novo Remanso teve a duração de dois dias e permitiu uma troca de conhecimento entre produtores
A unidade local (UnLOC) do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam), do município de São Sebastião do Uatumã (a 247 quilômetros distantes da capital), realizou uma excursão no distrito de Novo Remanso, para acompanhar o desenvolvimento das culturas do abacaxi, do pimentão, do maracujá, da piscicultura, além de visitarem, também, propriedades da pecuária de corte e pastagem rotacionada.
A ação foi realizada de forma conjunta com a prefeitura de São Sebastião do Uatumã, por meio da Secretaria de Produção e Abastecimento (Sempab).
“O saldo dessa excursão é muito bom, pois possibilitou uma troca de conhecimento entre produtores e, causou um impacto muito positivo, tendo em vista que os bons exemplos que visitamos devem ser reproduzidos no município de São Sebastião do Uatumã para alavancar o desenvolvimento setor primário”, explicou Kerolly Lopes, engenheira agrônoma e gerente da unidade de São Sebastião do Uatumã.
Morador da estrada da Integração, localizada no município de São Sebastião do Uatumã, o produtor Antônio Bernardes aprovou a excursão e aproveitou para ressaltar a importância da troca de experiência com produtores de Novo Remanso.
“É muito bom poder adquirir conhecimento com os produtores de Novo Remanso. Vi a piscicultura, que é uma paixão minha, com um trabalho diferenciado. Foi mais proveitosa a excursão e ainda consegui aprender bastante como trabalhar com peixe, tiraram muitas dúvidas e foi muito proveitoso. Espero poder participar da próxima”, disse Bernardes.
Participaram da viagem, realizada nos dias 15 e 16 de março, produtores da Estrada da Integração, de Santa Helena, de Santa Etelvina do Bacabal e, Santana, o técnico agropecuária e florestal do Idam Marcio André, a técnica em agropecuária Mariza Silva, além do gerente da UnLOC do distrito de Novo Remanso, Luciano Lobo. Estiveram representando a Prefeitura de São Sebastião do Uatumã, o vice-prefeito Francivaldo Loureiro, o presidente da Câmara Municipal, vereador Alexandre Barbosa e o vereador Ismael Mendes Filho.
‘Recepção’
Em Novo Remanso, a visita foi feita à propriedade do produtor rural Ronaldo, que possui 10 galpões de 9x35 e cultiva pimentão. Com orgulho, ele explicou para os visitantes que abastece o município de Itacoatiara com a sua produção.
“A gente arranca o que está vencendo, mecaniza, joga o calcário compra o esterco e planta. Faço um rodízio e tenho produção o ano todo, tirando, em média de 1.200 a 1.400 kg de pimentão”, revelou o produtor, para dizer, em seguida, que não faz a separação do produto por tamanho. “A divisão por tamanho depende muito de para onde eu vou vender. Se vou vender para Itacoatiara, não seleciono, até mesmo porque a colheita é corrida e não temos mão de obra. Agora se for vender para Manaus, preciso selecionar o tamanho”, explicou.
FOTOS: Divulgação/Idam
*Redação: blogjrnews.com