A ação de conscientização faz parte do Março Lilás e Amarelo para prevenção do câncer de colo de útero e alerta sobre a endometriose
A Policlínica Codajás, unidade da Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), por meio do setor de Ginecologia e Ambulatório de Diversidade Sexual e Gêneros do Amazonas, está com pré-agendamento aberto para exames de saúde da mulher, não-binários, mulheres homoafetivas e homens trans.
A ação faz parte da campanha Março Lilás e Amarelo, que conscientiza a população sobre a prevenção do câncer de colo de útero e alerta sobre a endometriose. A unidade disponibilizará 120 exames de preventivo, testes rápidos de HIV, Sífilis e Hepatite B e C, consultas especializadas e exames de imagem, como ultrassom e mamografia, nos dias 27 a 29 de março.
Serão disponibilizados 55 testes para detecção do vírus HPV (papilomavírus humano), no início de abril para o público não binário, mulheres homoafetivas e homens trans, por meio da pesquisa Transellus, uma parceria do Governo do Amazonas, juntamente com a Universidade do Estado do Amazonas (UEA), que entra em sua fase final.
O diretor-geral da Policlínica Codajás, Ráiner Figueiredo, destaca que a disponibilidade desses exames é apenas uma das várias ações já realizadas na unidade de saúde ao longo deste mês.
“Estamos realizando ações desde o início deste mês, direcionada às usuárias do SUS que frequentam nossa unidade e também às pacientes de primeira vez, para também conhecer nossos programas. Além disso, nossas servidoras estão recebendo atendimento este mês, também dedicado ao mês das mulheres”, ressaltou.
Para realizar o pré-agendamento dos exames, é necessário comparecer à unidade de saúde, no setor de Ginecologia da unidade, portando o cartão SUS e documento de identidade.
Fotos: Islânia Lima/Policlínica Codajás
*Redação: blogjrnews.com