Ouvir rádio

Pausar rádio

Offline
Documentário conta a história de Raimundo Muniz, um dos criadores do Festival Folclórico de Parintins
Arte & Cultura
Publicado em 13/03/2023

A produção é um resgate histórico para o município, que hoje tem como carro-chefe a disputa dos bois bumbás, considerado o maior festival folclórico do planeta

 

O documentário “A Vida de Raimundo Muniz no Festival Folclórico de Parintins” conta a história deste personagem que foi um dos principais idealizadores da festa folclórica que hoje é reconhecida internacionalmente, e em 2018, tornou-se Patrimônio Cultural do Brasil, pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

 

Ao longo de aproximadamente 25 minutos, são ouvidos familiares, historiadores e amigos de Raimundo Muniz, além de torcedores dos bois, que ajudam a contar a sua trajetória na gênese da festa de Garantido e Caprichoso e a dimensão que o festival tomou ao longo dos anos.

 

A produção audiovisual é fruto do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) de Thalia Simões, sobrinha-neta de Raimundo Muniz, que se formou em Comunicação Social - Jornalismo em 2022, pela Universidade Federal do Amazonas – Campus Parintins.

 

 

Thalia Simões, sobrinha-neta de Raimundo Muniz - Foto: Arquivo Pessoal

 

“Esse documentário não é somente um trabalho de conclusão de curso, ele é também um resgate histórico para a cidade de Parintins. Porque na maioria das vezes em que eu ia falar sobre Raimundo Muniz, ninguém o conhecia e muito menos a sua importância para o festival e para a nossa cidade”, explica Thalia.

 

Ainda segundo Thalia, foi difícil produzir o documentário porque é uma história que já vinha sendo esquecida, lembrada somente por familiares, amigos e conhecidos.

 

“Se não fosse por Raimundo Muniz e os seus amigos, não existiria o Festival e Parintins não seria o que ela é hoje, reconhecida mundialmente pela sua cultura, porque até então só existia os dois bois (Garantido e Caprichoso). Muita gente não sabe quem foi o idealizador do Festival porque não é falado”, afirma Simões.

 

 

Arte de divulgação do documentário - Arquivo Pessoal

 

Repercussão da produção audiovisual

Thalia Simões diz que várias pessoas de dentro e fora do Amazonas tomaram conhecimento da importância de Raimundo Muniz para a cidade de Parintins a partir de seu documentário. “Eu me sinto muito lisonjeada quando as pessoas vêm me parabenizar pelo documentário, me dizendo que está muito bom e que só de assistirem entenderam o contexto da história. Acredito que cumpri a minha última missão dentro da universidade”, destaca Thalia.

 

O Festival de Parintins

O Festival Folclórico de Parintins acontece há mais de 50 anos e envolve as disputas dos Bois Bumbás Garantido e Caprichoso, no Bumbódromo – local que leva o nome de Raimundo Muniz e é onde acontece a festa tradicionalmente no final de junho. O festival atrai turistas de dentro e fora do Estado, ou até mesmo de fora do Brasil, chegando a dobrar o número de habitantes da cidade no período festivo, que em outras épocas do ano é de aproximadamente 115 mil, de acordo com o IBGE de 2021.

 

Por: Vinícius Bellchior Bruce e Ana Cristina Ferreira Machado – ambos acadêmicos do curso de Comunicação Social – Jornalismo, da Universidade Federal do Amazonas – Campus Parintins.

 

Vinícius Bellchior - Equipe Jornalismo Parintins

Ana Cristina Machado - Equipe Jornalismo Parintins

 

https://www.youtube.com/watch?v=s8ctOU-uIOo

 

Fonte: jornalismoparintins

Por: Redação Compartilhe

 

Comentários
Comentário enviado com sucesso!