Durante a reunião foram apresentados projetos e oportunidades para o desenvolvimento do setor
O diretor-presidente do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam), Daniel Borges recebeu hoje (24/02) as pesquisadoras Lígia Gonçalves, do Instituto de Pesquisas da Amazônia (Inpa), e Joely-Anna Mota, do Instituto Piaba, o objetivo de dialogar sobre parceria para alavancar a exportação de peixes ornamentais no Amazonas.
"Essa é uma iniciativa que o Idam pode apoiar com nossa infraestrutura, através das nossas unidades locais, recursos e assistência técnica. É muito importante haver essa aproximação entre o Idam, Inpa e Instituto Piaba para que possamos desenvolver esse projeto", ressaltou o diretor-presidente do Idam, Daniel Borges.
Com seu prestígio destacado pelo Selo de Indicação Geográfica, os peixes ornamentais de Barcelos têm reconhecimento mundial e atraem a atenção de criadores e importadores nos Estados Unidos e na Europa. Segundo Lígia, há muita oportunidade para se desenvolver essa atividade sustentável no município, mas existem também obstáculos.
Durante o encontro, as pesquisadoras apresentaram suas observações acerca da captura e comércio de peixes ornamentais em Barcelos, destacando obstáculo e também pontos vantajosos
"A intenção dessa conversa é nos reunirmos com vocês para fazer as coisas acontecerem. A pesca de peixes ornamentais tem um grande potencial no Amazonas, além de ser uma alternativa sustentável que não necessita de desmatamento, mas nós precisamos do apoio do Idam", disse Ligia.
A iniciativa busca levar capacitação aos pescadores de peixes ornamentais, fomento através de equipamentos e financiamento, e também eventos que divulguem a atividade da captura e comércio de peixes ornamentais em Barcelos. O objetivo é alavancar o setor e a exportação de peixes, de modo a desenvolver de forma sustentável o meio rural.
Fotos: Ártemis Cunha/Idam
*Redação: blogjrnews.com