Offline
ADS está com edital de credenciamento aberto para aquisição de aeradores
26/01/2023 17:29 em Turismo & Meio Ambiente

O credenciamento, conduzido pela Comissão Interna de Licitação, iniciou no ano de 2022 e ainda está vigente

 

O Governo do Estado, por meio da Agência de Desenvolvimento Sustentável do Amazonas (ADS), segue com o edital de credenciamento aberto para doação onerosa de aeradores tipo chafariz para piscicultura. Os produtos estão sendo disponibilizados a preços subsidiados em até 80%. 

 

Piscicultores da capital e do interior do Amazonas, devidamente credenciados na instituição, estão aptos a participar do edital. No estoque da ADS ainda há 125 unidades de aeradores monofásicos do tipo 1,5 cv na cor amarela, e 81 unidades de aeradores trifásicos do tipo 1,5 cv na cor azul. A quantidade máxima de aeradores, por piscicultor, é de dez unidades, a cada três meses, de acordo com a sua capacidade produtiva.

 

“Com os aeradores os produtores da região vão obter um aumento na produtividade de peixes, movimentando o comércio local e a geração de emprego e renda. É importante que os piscicultores procurem a ADS antes que os estoques se esgotem ou o prazo seja encerrado”, explicou o chefe de Departamento de Negócios Agropecuários e Pesqueiro da ADS, Edson Luniere.

 

Os aeradores são equipamentos responsáveis por incorporar o oxigênio na água e quebrar a barreira de temperatura. Processo que ocorre entre o fundo e a superfície dos tanques utilizados nas atividades de piscicultura. Dessa forma, ocorre uma melhora na uniformidade das espécies cultivadas, que conseguem crescer com mais facilidade.

 

 

Investimento

Em 2022, foram investidos, no total, R$ 1,2 milhão para aquisição de aeradores, que já contemplaram 90 dos 102 piscicultores cadastrados. Trabalhadores de nove municípios (Careiro da Várzea, Humaitá, Iranduba, Itacoatiara, Manacapuru, Manaus, Novo Airão, Presidente Figueiredo e Rio Preto da Eva) adquiriram os equipamentos com o subsídio do Governo. 

 

Inscrição

Para se habilitar, o produtor rural ou piscicultor deve possuir os seguintes documentos: cédula de identidade, CPF, cartão de produtor ou declaração expedida pelo órgão oficial de assistência técnica – o Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Amazonas (Idam), Cadastro Ambiental Rural, comprovação do imóvel, licença ambiental, Declaração de Capacidade Produtiva, dentre outros.

 

Na capital, a documentação exigida no edital (disponível no site da Agência) deverá ser entregue na sede da ADS, situada na avenida Carlos Drummond de Andrade, 1460 conjunto Atílio Andreazza, Bloco G – 1º andar, Japiim, zona sul. Nos demais municípios, a entrega poderá ser realizada nas Unidades Locais do Idam. 

 

O prazo para apresentação dos documentos é de 12 meses, com término em 16 de maio de 2023 ou até que os estoques acabem.

 

Foto: Ruth Jucá/ADS

*Redação: blogjrnews.com

 

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!