Offline
SES-AM troca experiências com outros estados sobre alimentação e nutrição na APS
26/01/2023 17:28 em Saúde e Ciências

O balanço dessas ações foi apresentado esta semana, pela Secretaria, aos servidores envolvidos

 

A Secretaria de Estado de Saúde (SES) recebeu, por meio da Coordenação Estadual de Alimentação e Nutrição da Secretaria de Estado de Saúde (SES), ao longo do mês de dezembro, nutricionistas das secretarias de saúde dos estados do Mato Grosso do Sul, do Rio de Janeiro e do Paraná para um intercâmbio de troca de experiências exitosas em alimentação e nutrição no SUS como premiação pelo trabalho aprovado no XVII Congresso Brasileiro de Nutrição (CONBRAN), realizado em Maceió, no ano passado.

 

Esta semana, foi apresentado aos profissionais o balanço da visita, que teve como objetivo abordar assuntos relacionados à Política Nacional de Alimentação e Nutrição (PNAN) na APS dando foco na organização da atenção e vigilância alimentar e nutricional para a população.

 

A servidora Daíse Cunha, nutricionista e apoio técnico do Departamento de Atenção Básica e Ações Estratégicas (DABE) da SES, destacou a importância da integração entre as coordenações nacionais para fortalecimento e implementação dos eixos da PNAN no Amazonas, que se tornou referência nacional em organização da atenção nutricional.

 

“Essa premiação evidenciou o quanto é difícil fazer saúde em um estado com a dimensão territorial e peculiaridades diferentes, porém temos que seguir um planejamento estratégico para executar o plano de nutrição nos municípios e buscar melhor atender a população. Todo esse trabalho nos garantiu em 2021, 41% do monitoramento do estado nutricional e 2,7% do consumo alimentar (mais que o dobro da média nacional) dos usuários atendidos na atenção básica no SUS”, ressaltou a nutricionista.

 

A visita foi dividida em duas turmas, onde a primeira teve a oportunidade de conhecer a estrutura organizacional da SES, seguindo para o município de Presidente Figueiredo (distante 117 quilômetros da capital), onde puderam compreender o trabalho desenvolvido e como se organiza a atenção nutricional municipal.

 

Já na segunda turma, os especialistas visitaram o município de Careiro Castanho (a 88 quilômetros de Manaus), no qual tiveram a oportunidade de conhecer como ocorre o em área rural e ribeirinha no Amazonas.

 

Amazonas – Mato Grosso do Sul

Entre os seis estados premiados, o Amazonas apresentou o relato de experiência intitulado “Monitoramento do estado nutricional e consumo alimentar no Amazonas em 2021, primeiro lugar do Brasil” que foi classificado como o melhor trabalho de apresentação oral no eixo de organização da atenção nutricional na V Mostra de Experiências Exitosas em Alimentação e Nutrição no SUS, ocorrida em Maceió/Alagoas, durante o XXVII CONBRAN, em outubro de 2022.

 

V Mostra de Experiências de Alimentação e Nutrição no SUS

 

A V Mostra de Experiências Exitosas em Alimentação e Nutrição no SUS’ é uma iniciativa promovida pelo Congresso Brasileiro de Nutrição (CONBRAN), onde tem por objetivo de identificar, valorizar e divulgar as ações que ajudam a melhorar as condições de alimentação, nutrição e saúde pública da população brasileira.

 

FOTOS: Divulgação/ SES-AM

*Redação: blogjrnews.com

 

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!