Offline
Em Parintins, Governo leva capacitação profissional em Elaboração de Projetos para Captação de Recursos Federais
25/01/2023 18:38 em Capital & Municípios

A atividade marca o início do calendário de 2023 do Programa de Capacitação e Aperfeiçoamento Profissional executado pela Companhia de Desenvolvimento

 

Mais de 100 pessoas, entre funcionários públicos da Prefeitura de Parintins, representantes de associações e universidades, estão reunidas no município parintinense (a 369 quilômetros de Manaus) para as aulas do curso de Elaboração de Projetos para Captação de Recursos Federais, oferecido pelo Governo do Estado, por meio de parceria entre a Companhia de Desenvolvimento do Estado do Amazonas (Ciama) e a Secretaria de Administração e Gestão (Sead), até esta quinta-feira (26), no Centro do Idoso Pastor Lessa.

 

A atividade em Parintins marca o início do calendário de capacitações a serem oferecidas por meio do Programa de Capacitação e Aperfeiçoamento Profissional executado pela Companhia, que já atendeu mais de mil pessoas em cursos relacionados a diversas áreas do conhecimento e que envolvem projetos de desenvolvimento para os municípios do interior.

 

As aulas tiveram início na terça-feira (24/01) com abordagens sobre a Metodologia de Projetos, os programas de Governo e Programas de Convênio e o próprio modelo de projeto para Plataforma +Brasil. Até o final do curso, serão tratados assuntos como as facilidades e movimentações financeiras por OBTV, a pesquisa de programas disponíveis e outras funções de acesso livre da Plataforma e a verificação de propostas e convênios.

 

As aulas estão sendo ministradas pelo especialista Ulisses Bezerra, da Escola de Gestão e Aperfeiçoamento do Servidor Público do Governo do Amazonas (Esasp) que, nesta quinta-feira (26/01) abordará, ainda, as tendências para o futuro da Plataforma +Brasil, as Transferências Especiais, de Fundo a Fundo e principalmente as Portarias Interministeriais e Instruções Normativas.

 

 

O secretário de administração da Prefeitura de Parintins, Edy Albuquerque, ressaltou que levar este tipo de curso para o interior não beneficia somente os servidores das prefeituras. “Esses cursos também beneficiam as universidades, as associações e a própria sociedade civil para que tenham também conhecimento e possam contribuir na gestão e execução de programas importantes”, ressaltou.

 

“Na medida em que a gente consegue ter um capital humano que tenha a possibilidade de estar captando recursos, escrevendo projetos, acompanhando editais, faz com que as prefeituras possam ter um novo olhar em relação aos investimentos. Então, ficamos muito felizes com essa iniciativa em Parintins e acreditamos que novos cursos, novas oportunidades de formação técnica profissional irão ser implementadas em 2023 e fica o nosso reconhecimento agradecimento ao Governo do Estado”, destacou Edy Albuquerque.

 

Sobre o Programa de Capacitação e Aperfeiçoamento Profissional da Ciama, o diretor-presidente da Companhia, Aluizio Barbosa, explicou que para realizar cursos nos municípios, basta o prefeito solicitar a sua demanda à Ciama. “Nós levantamos as possibilidades e viabilizamos a realização dos cursos, sem custos para os municípios”, disse, acrescentando que, desde 2019, a Ciama já atendeu 11 municípios com cursos voltados ao desenvolvimento regional. “Já atendemos mais de mil pessoas”, finalizou.

 

FOTO: Divulgação/Ciama

*Redação: blogjrnews.com

 

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!