Offline
‘Só tinha visto uma escola assim na televisão. Quando entrei, foi mágico’, ressalta aluna do Ceti de Careiro Castanho
25/01/2023 15:23 em Educação

Escola atende 600 estudantes e conta com uma estrutura moderna e tecnológica

 

Realização de um sonho de adolescente. É desta forma que Fabiana Araújo, 17, aluna do 3° ano do ensino médio do Ceti Professora Maria Adelaide Marinho Hortência, do município de Careiro Castanho (a 124 quilômetros de Manaus), retrata a implantação do Centro de Educação de Tempo Integral na cidade. A escola atende 600 estudantes e conta com uma estrutura moderna e tecnológica, contribuindo para um ensino de qualidade.

 

Fabiana Araújo estuda no Ceti desde que foi inaugurado, em maio de 2021. Ela fez o primeiro e segundo ano do Ensino Médio e vai fazer o terceiro também. Segundo a estudante, no início, foi uma mudança muito grande, porque ela estava um ano sem estudar, devido Covid-19, e passou a ficar o dia inteiro na escola.

 

 

Aluna Fabiana Araújo

 

“Aqui dentro temos toda uma estrutura que favorece muito o nosso aprendizado. O Ceti oferece muitas oportunidades em relação à infraestrutura da escola que a gente não tinha antes. Tudo isso deu para compensar os últimos dois anos que não tivemos aula, por conta da pandemia. Nós temos o laboratório de informática, temos o laboratório de ciências, salas mais estruturadas e um suporte maior para o nosso aprendizado”, disse.

 

Com um investimento de R$ 17 milhões, a estrutura conta com 24 salas de aula, laboratórios de Ciências, laboratório de Informática, biblioteca, Espaço Maker, consultório odontológico, dentre outros espaços que vem agradando os pais e responsáveis, que destacam que a escola veio como um presente para a cidade. Como é o caso da técnica em nutrição, Gracilene Assis, mãe da aluna Thafines Souza, de 17 anos.

 

“A escola tem vários projetos de robótica, de esporte, então, eu achei muito bom. É uma grande valia para o nosso município. No Ceti, você tem as matérias extracurriculares e cursos de informática. São várias oportunidades que os alunos não ficam privados somente dentro de sala de aula”, contou Gracilene.  

 

 

Aluna Thafines Souza

 

Modernização

A estudante do 3º ano do Ensino Médio, Thafines Souza, ressalta que a tecnologia a impressionou. “No final do ano passado teve uma feira de ciências, e eu até fiz umas fotos, porque tinha a nossa impressora 3D. Eu pude ver algumas coisas que antes só via na televisão. O Ceti nos proporciona isso, uma impressora 3D, um ensino de melhor qualidade”, enfatizou.

 

Transporte e alimentação

Thafines também conta que a merenda e o transporte escolar disponibilizados pelo Governo do Estado tem ajudado muitas famílias.

 

“É muito cansativo você acordar cedo, se arrumar e ir andando até a escola. Então, esse transporte melhorou muito e nos ajudou bastante. Em relação ao alimento, nos ajuda muito porque tem muitas pessoas que não têm alimentação em casa”, explicou.

 

FOTOS: Lucas Silva/ Secom

*Redação: blogjrnews.com

 

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!