Os programas são executados em parceria com a Seduc, com o objetivo de gerar mais uma oportunidade de emprego e renda
Os resultados dos Editais nº. 006/2022/CIL/ADS e nº. 007/2022/CIL/ADS referentes aos Programas de Regionalização da Merenda Escolar (Preme) e do Mobiliário Escolar (Promove), respectivamente, foram divulgados pelo Governo do Amazonas, por meio da Agência de Desenvolvimento Sustentável (ADS), na última edição do Diário Oficial do Estado do Amazonas nº 34.909 de 19 de janeiro de 2023.
A relação de credenciados (produtores rurais, associações, cooperativas, agroindústrias) e as listas nominais de credenciados estão disponíveis no site da ADS no endereço: http://www.ads.am.gov.br/
Os programas Preme e Promove são executados em parceria com a Secretaria de Estado de Educação e Desporto (Seduc), com o objetivo de gerar mais uma oportunidade de emprego e renda aos inscritos aptos. Para aquisição de alimentos regionais por meio do Preme, está previsto o destaque orçamentário anual de R$ 35,7 milhões em recursos. Já o destaque orçamentário para aquisição de móveis escolares por meio do Promove é de R$ 8,6 milhões.
A diretora-presidente da ADS, Michelle Bessa, reforça a importância dos programas. “O Preme e o Promove auxiliam a comercialização dos produtos de agricultores e moveleiros do Amazonas, fomentando o Setor Primário. Além disso, garantem a qualidade nutricional da merenda escolar dos mais de 570 mil alunos da rede pública estadual e dos móveis escolares também", salientou
Produtores dos 62 municípios do Amazonas puderam participar do processo de credenciamento e, após a análise da documentação, serão considerados aptos a participarem dos programas da ADS.
Preme: Neste ano, o programa prevê uma aquisição de 34 gêneros alimentícios. Os alimentos disponíveis para este ano são: abacaxi, abóbora, banana pacovã, banana-prata, banana-prata orgânica, bananada, cheiro verde, cheiro verde orgânico, couve folha, couve folha orgânica, laranja regional, limão regional, macaxeira in natura, mamão, mamão orgânico, maxixe verde, melancia, pimenta-de-cheiro, pimenta-verde, repolho verde, repolho verde orgânico, tangerina, batata-doce, cará roxo, carne bovina em cubos congelada, carne bovina moída, filé de peixe regional congelado, filé de pirarucu congelado, ovo de galinha, farinha de mandioca torrada amarela, farinha de mandioca torrada branca, farinha de tapioca, polpa de açaí congelada, polpa de frutas.
Tenha acesso à lista nominal completa dos credenciados para o Preme 2023: http://www.ads.am.gov.br/wp-content/uploads/2023/01/RELACAO-PREME-2023-DOE.pdf
Promove: O programa credenciou um total de 46 empresas moveleiras de 21 municípios do estado, são eles: Atalaia do Norte, Barreirinha, Boa Vista do Ramos, Borba, Carauari, Careiro Castanho, Guajará, Humaitá, Itacoatiara, Lábrea, Manacapuru, Manaus, Manicoré, Novo Airão, Novo Aripuanã, Parintins, Rio Preto da Eva, São Sebastião do Uatumã, Tefé e Urucará.
Diferente dos editais anteriores, em que não havia demanda de moveleiros para credenciamento, as cidades de São Sebastião do Uatumã, Urucará, Careiro Castanho, Guajará, Atalaia do Norte e Barreirinha, voltaram a participar do programa em 2023.
Tenha acesso à lista nominal completa dos credenciados para o Promove 2023: http://www.ads.am.gov.br/wp-content/uploads/2023/01/RELACAO-PROMOVE-2023-DOE.pdf
Foto: Ruth Jucá/ADS e Divulgação/Secom
*Redação: blogjrnews.com