Offline
Ações do Conseg, da SSP-AM, visam aproximar a comunidade das forças de segurança do Estado
11/11/2022 12:45 em Segurança

Ação visa fortalecer trabalho de interação da população com forças de segurança para combate à criminalidade

       

Com o objetivo de aproximar a população das polícias do Estado, bem como das ações em que atuam, a Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM) dispõe do Conselho Comunitário de Segurança (Conseg), responsável por facilitar a comunicação entre o poder público, no âmbito da segurança, e a comunidade, reunindo num grupo representantes dos bairros e membros da Polícia Militar do Amazonas (PMAM) e da Polícia Civil do Amazonas (PC-AM).

 

De acordo com o coordenador do Conseg, coronel Hermes Macêdo, o desenvolvimento dessa atividade é uma determinação do governador Wilson Lima, sob a coordenação do secretário de Segurança Pública, general Carlos Alberto Mansur.

 

“O objetivo do Conseg é atuar dentro da comunidade. A própria comunidade irá eleger o seu representante, que vai participar juntamente com a Polícia Militar, com a Polícia Civil, e com a Secretaria de Segurança, verificando os anseios daquela comunidade. Há um bom tempo os Consegs estavam inoperantes e, na gestão do governador Wilson Lima, o secretário general Mansur pediu para que nós pudéssemos assumir e revitalizar esse Conselho”, disse.

 

Os conselhos também vão passar a contribuir para o segmento social nas áreas em que atuam, promovendo eventos recreativos, esportivos, de saúde e comemorativos.

 

Representante

O representante de cada bairro, denominado como conselheiro comunitário, pode ser escolhido por indicação dos órgãos públicos, instituições privadas, ou por meio de uma eleição feita no próprio bairro.

 

“A pessoa que tem interesse em se candidatar deve ter aclamação daquela comunidade. O candidato também tem que ter um perfil: os antecedentes criminais devem ser íntegros. Nós fazemos uma pesquisa com essa pessoa para saber se realmente ela poderá representar a comunidade nos anseios da Segurança Pública”, explicou o coordenador.

 

FOTO: Tarcísio Heden/SSP-AM

*Redação: blogjrnews.com

 

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!