Offline
CRDQ Ismael Abdel Aziz faz a formatura de 166 internos em cursos profissionalizantes
10/11/2022 16:35 em Segurança

Os internos da unidade têm a oportunidade de se profissionalizar durante a internação e tratamento contra dependência química

 

O Centro de Reabilitação em Dependência Química (CRDQ) Ismael Abdel Aziz, unidade vinculada à Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM), realizou a cerimônia de encerramento dos cursos profissionalizantes para 166 residentes, nesta quarta-feira (09/11).

 

Os internos da unidade realizaram cursos em diversas áreas, como panificação, confeitaria, corte/escova, barbearia, biojóias e artesanato, oferecidos pelo Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam), e fazem parte do processo de atendimento multidisciplinar na internação e tratamento de pessoas com dependência química.

 

A secretária executiva de assistência da capital, Neylane Gonçalves, participou da cerimônia representando o secretário de estado de saúde, Anoar Samad, e destacou a importância do Centro de Reabilitação para a atenção à saúde mental no Amazonas e os resultados positivos que o trabalho com o Cetam proporciona aos pacientes para a reintegração social.

 

“O CRDQ é uma instituição de extrema importância dentro da rede de assistência da atenção de saúde mental do estado do Amazonas é fundamental para que esses pacientes tenham a oportunidade de reintegração à sociedade, tendo uma profissão, sendo capacitados por meio dessa parceria com o CETAM. Então, mais uma vez o Governo do Estado do Amazonas, mostra que as secretarias integradas podem trazer, melhoria para as condições de saúde desses pacientes” disse a secretária.

 

Além do acompanhamento médico e suporte terapêutico para auxiliar na recuperação, a unidade também oferece palestras técnicas e oficinas terapêuticas e profissionalizantes em outras áreas, como artesanato, jardinagem e horticultura, beleza (corte e escova). A cerimônia encerrou os cursos que atenderam mais de 150 pacientes oferecidos no centro de reabilitação pelo Cetam.

 

 

Transformação de vidas

A diretora do CRDQ, Fábia Illeanna, destaca que o principal objetivo dessa iniciativa é qualificar as pessoas para o recomeço de um novo projeto de vida com o mercado de trabalho.

 

“Quando a gente pensa em reabilitação, estamos falando de vidas, não é só deixar de fazer o uso das substâncias psicoativas, temos que buscar a reabilitação social, que envolve a reinserção profissionalizante também. Por isso, uma das propostas terapêuticas da unidade é oferecer esses cursos em parceria com o Cetam, que a gente já tem há anos”, explicou a diretora.

 

O residente Moacir Nunes realizou os cursos de panificação e confeitaria, e destacou como a capacitação é importante no seu processo de recuperação.

 

“Eu vim aqui para o CRDQ, onde me acolheram com maior carinho, eu fiz um curso de panificação e aprendi muito. Sou militar das Forças Armadas há 24 anos, onde eu trabalhei sempre em equipe, viajei para sete países, em nove estados, mas cheguei aqui derrotado. Aqui no curso de panificação eu consegui me readaptar ao trabalho em equipe, o trabalho é comprometedor e a gente consegue realmente ser unido. Muito obrigado ao CRDQ, muita gratidão mesmo, hoje minha família sorri e todos os familiares aqui dos internos também”, contou Moacir.

 

CRDQ Ismael Abdel Aziz

Localizado no Km 53 da rodovia AM-010, que liga Manaus ao município de Rio Preto da Eva, o CRDQ Ismael Abdel Aziz é a primeira unidade da rede estadual de saúde a proporcionar tratamento em reabilitação de dependentes químicos de álcool e outras drogas, na modalidade de internação, e tem capacidade para atender 100 pacientes por um período de até 90 dias.

 

Os canais de comunicação do CRDQ são o telefone (92) 99360-4104, somente Whatsapp, e o e-mail acolhimento.crdq@saude.am.gov.br, com funcionamento de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 15h30.

 

FOTOS: Daniel Oliveira/SES-AM

*Redação: blogjrnews.com

 

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!