Com a presença de Pacheco, Rosa Weber assume presidência do Supremo Tribunal Federal
13/09/2022 11:22 em Brasil - Internacional

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, participou da cerimônia de posse da nova presidente do Supremo Tribunal Federal, Rosa Weber. Indicada em 2011 pela ex-presidente Dilma Rousseff, ela atuou na Justiça do Trabalho e foi presidente do Tribunal Superior Eleitoral entre 2018 a 2020. Em seu discurso de posse, Rosa Weber ressaltou o compromisso do STF com a defesa da democracia.

 

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, participou da cerimônia de posse da nova presidente do Supremo Tribunal Federal, Rosa Weber, que substitui o ministro Luiz Fux no cargo pelos dois últimos anos. A magistrada gaúcha de Porto Alegre, de 73 anos, será a terceira mulher a comandar o STF depois de Ellen Gracie e Cármen Lúcia. Rosa Weber, que também vai presidir o Conselho Nacional de Justiça, foi indicada para a Corte pela ex-presidente Dilma Rousseff em 2011. Antes do STF, ela atuou no Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região no Rio Grande do Sul e no Tribunal Superior do Trabalho. Também presidiu o Tribunal Superior Eleitoral entre 2018 e 2020. Conhecida pelo perfil discreto, Rosa Weber relatou ações polêmicas, como a que questiona a transparência do orçamento secreto, o indulto presidencial ao deputado federal Daniel Silveira e pedidos de investigação da CPI da Pandemia contra o presidente Bolsonaro. Em seu discurso de posse, Rosa Weber negou ativismo do STF ao citar que a Constituição atribuiu à corte a palavra final. E sem citar o nome de Bolsonaro, Rosa Weber ressaltou o compromisso do STF com a defesa da democracia.

 

Dessa diretriz retiro o norte da minha gestão: a defesa da Constituição e do Estado Democrático de Direito. Vivemos tempos particularmente difíceis da vida institucional do País, tempos verdadeiramente perturbadores, de maniqueísmos indesejáveis. O STF não pode desconhecer essa realidade até porque tem sido alvo de ataques injustos e retirados.

 

Também tomou posse como vice-presidente do Supremo Tribunal Federal o ministro Luís Roberto Barroso, na corte desde 2013. Rosa Weber não terá dois anos de mandato já que completará 75 anos em outubro do ano que vem. Da Rádio Senado, Hérica Christian.

 

Foto: Rosinei Coutinho/SCO/STF

Por: Hérica Christian

*Redação: blogjrnews.com

 

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!