Crianças de CMEIs de Goiânia recebem concertos de música clássica
11/09/2022 09:35 em Arte & Cultura

Repertório é inspirado no cancioneiro infantil brasileiro

 

As crianças que integram os centros municipais de Educação Infantil (CMEIs) de Goiânia terão a oportunidade, a partir desta segunda-feira (12), de ter contato de perto com a música clássica. Com repertório inteiramente inspirado no cancioneiro infantil brasileiro, os concertos estão programados até terça-feira (13).

 

A iniciativa faz parte de projeto educacional para levar desenvolvimento por meio da música, e inclui ações de capacitação dos profissionais voltados à educação e desenvolvimento humano.

 

O projeto Concertante vem ocorrendo há três anos no Rio de Janeiro e chegou à capital do estado de Goiás, com palestras e concertos. Em dois dias, quatro CMEIs irão receber capacitações e concertos musicais voltadas para crianças até 6 anos. Os principais objetivos do projeto são proporcionar a crianças da primeira infância novas formas de ouvir, ver e sentir a música, ampliar a escuta, valorizar o silêncio, perceber o diálogo entre os instrumentos, além de observar, perceber e escutar a música a partir de outros ângulos.

 

“Através da sensibilização da música, a criança pode trabalhar a sua expressão criadora, pode trabalhar a sua identidade, a sua cultura, e pode, principalmente, se expressar ou trabalhar a sua escuta do mundo, compreender a paisagem sonora que a gente vive, interferir nessa paisagem sonora, e, principalmente, extravasar toda arte que tem dentro dela”, disse Adriana Rodrigues, que é doutora em música, professora do Conservatório Brasileiro de Música do Centro Universitário do Rio de Janeiro e da UniRio. Ela também é presidente do Foro Latino Americano de Educácion Musical.

 

A programação prevê também a apresentação do Palhaço Adamastor, interpretado pelo ator Guilherme Miranda. Longe da formalidade, a apresentação não será feita em palco, mas em meio a uma roda de crianças para gerar a proximidade e a interação com a música. Muito além da diversão, o objetivo do projeto é tornar a musicalidade um instrumento presente na educação das crianças da primeira infância, disse a musicista Adriana Rodrigues, coordenadora técnica e musical do projeto.

 

O projeto visa também proporcionar experiência com a música, na formação dos profissionais que atuam nos CMEIs. Serão capacitações abertas aos pais, acompanhantes, professores e cuidadores. Para contribuir com a formação acadêmica, estudantes de cursos voltados à música da Universidade Federal de Goiás tiveram a oportunidade de se candidatar a monitores dos concertos.

 

Os encontros ocorrerão nos CMEIs: Jardim América, Evangelina, Minervina e Goiânia Viva. Cada unidade receberá um concerto com um quarteto de músicos profissionais: a cantora soprano Ana Flávia Albuquerque; Kamilla Couto (flauta) e Ana Claudia Nunes (Violoncelo) e o maestro Marcos Vinícius Vianna.

 

Programação dos eventos:

1 - Concerto no CMEI Jd. América:

Data/horário: 12/09/2022, das 9h às 10h

Local: CMEI Jd. América. Rua C-145, esquina com praça C-164, Jardim América, Goiânia

 

2 - Concerto no CME Evangelina:

Data/horário: 12/09/2022, das 15h30 às 16h30.

Local: CMEI Evangelina. Estr. 115, número 316 - Chácaras Recreio São Joaquim, Goiânia

 

3 - Concerto no CMEI Minervina:

Data/horário: 13/09/2022, das 8h30 às 9h30.

Local: CMEI Minervina. Rua Sr.38, St. Recanto das Minas Gerais, Goiânia

 

4 - Concerto no CMEI Goiânia Viva:

Data/horário: 13/09/2022, das 16h às 17h.

Local: CMEI Goiânia Viva. Rua Gv23, esquina com a Gv22, Residencial Goiânia Viva, Goiânia

 

Edição: Maria Claudia

 

Foto: Divulgação/Comunicação Sem Fronteiras

Por Agência Brasil - Brasília

*Redação: blogjrnews.com

 

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!