Offline
Confira detalhes da missão da Nasa que levará nave espacial à Lua
28/08/2022 10:18 em Novidades & Tecnologia

Agência irá lançar foguete da Artemis 1 na próxima segunda (29); objetivo do projeto é levar humanos de volta ao satélite natural

 

TECNOLOGIA E CIÊNCIA | Do R7, com informações da AFP

 

A missão Artemis 1 da Nasa está programada para segunda-feira (29). A viagem não tripulada de 42 dias irá além da Lua e retornará à Terra. Esta será a maior distância já percorrida por uma espaçonave na história.

 

Esta será apenas a primeira parte da missão, que tem como objetivo levar humanos de volta à Lua após 50 anos. A expectativa é que os astronautas voltem a pisar na superfície lunar até 2025.

 

A missão poderá ser acompanhada a partir das 7h30 da manhã (horário de Brasília) pelos canais oficiais da Nasa. A janela de lançamento será entre às 9h33 às 11h33 (horário de Brasília).

 

Lançamento

O gigantesco foguete Sistema de Lançamento Espacial (SLS, na sigla em inglês) decolará do Centro Espacial Kennedy, na Flórida. Os quatro motores RS-25, com dois aceleradores de cada lado, vão gerar um impulso 15% maior que o Saturno V do programa Apollo.

 

Dois minutos depois do lançamento, os aceleradores cairão no Oceano Atlântico. Após oito minutos, o núcleo principal do foguete se desprenderá e a cápsula Orion seguirá viagem. Após completar a órbita da Terra, seguirá para a Lua.

 

Trajetória

A cápsula Orion impulsionada por um módulo de serviço construído pela Agência Espacial Europeia (ESA, na sigla em inglês) foi criada para levar astronautas a bordo no futuro. Chegar à Lua levará vários dias e a maior aproximação será a cerca de 100 km do satélite natural da Terra.

 

A cápsula acionará os motores para chegar a uma "órbita retrógrada distante" de 64 mil quilômetros além da Lua uma distância recorde para uma nave espacial capaz de conduzir pessoas.

 

"Distante" se refere à elevada altitude e "retrógrada" ao fato de que Orion girará em torno da Lua em sentido oposto ao que a Lua orbita a Terra. Após se aproximar da Lua, Orion começará o retorno.

 

Viagem para casa

O objetivo principal da missão é testar o escudo de calor da cápsula. Com 5m de diâmetro, é o maior já construído. Ao entrar na atmosfera, deverá suportar uma velocidade de 40 mil km/h e temperaturas de 2.760°C.

 

Graças a vários paraquedas deve cair suavemente no Oceano Pacífico, em frente à costa de San Diego, nos Estados Unidos. Mergulhadores vão amarrar cabos na cápsula e rebocá-la para uma embarcação da Marinha americana.

 

A tripulação

A cápsula levará um boneco chamado Campos, em memória ao engenheiro que evitou uma tragédia na missão Apollo 13 em 1968.

 

Campos contará com sensores para registrar acelerações e vibrações e estará acompanhado por outros dois bonecos, Helga e Zojar, feitos com materiais que imitam ossos e órgãos. Um vestirá um colete de radiação para testar o impacto da radioatividade no espaço.

 

O que será visto?

Muitas câmeras tornarão possível observar a viagem de vários ângulos, incluindo de um passageiro da cápsula. Câmeras nos paneis solares registrarão selfies da nave com a Terra e com a Lua no fundo.

 

CubeSats

A vida imitará a arte com um dispositivo tecnológico denominado Calisto, inspirado no computador falante da Starship Enterprise, nave espacial ficcional da série Star Trek, criada na década de 1960, que mostrava as aventuras da tripulação da nave.

 

Trata-se de uma versão melhorada da assistente de voz Alexa, da Amazon, que será acionada para ajustar a luz da cápsula ou ler dados de voo. A ideia é facilitar a vida dos futuros astronautas.

 

Além de uma dezena de CubSats, satélites do tamanho de uma caixa de sapatos serão lançados do alto do foguete para tarefas como estudar asteroides, examinar o efeito da radiação em organismos vivos e procurar água na Lua.

 

Foto: JOEL KOWSKY / NASA / AFP

Do R7, com informações da AFP

*Redação: blogjrnews.com

 

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!