Offline
Polícia Federal inicia inspeção dos códigos-fonte da urna eletrônica
22/08/2022 14:43 em Segurança

Delegados, papiloscopistas e peritos da PF passarão uma semana inspecionando o sistema eletrônico de votação no TSE

 

Treze técnicos da Polícia Federal (PF), entre delegados, papiloscopistas e peritos, iniciaram nesta segunda-feira (22) uma série de inspeções nos códigos-fonte da urna eletrônica e no sistema eletrônico de votação. Os testes acontecem no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e vão até sexta-feira (26).

 

Código-fonte é um conjunto de comandos e instruções, escritos em linguagem para computadores, que integram um programa capaz de acionar o funcionamento de equipamentos eletrônicos. Além de ser obrigatória, a abertura desses dados do sistema de votação é realizada antes de cada eleição e é uma das ações iniciais do chamado Ciclo de Transparência Eleitoral.

 

"Em sucessivas eleições, tanto municipais como gerais, o TSE estimula a participação e o envolvimento de representantes de organismos públicos, entre eles a Polícia Federal, na fiscalização minuciosa da construção dos softwares que integrarão o sistema eletrônico de votação, apuração e totalização dos resultados", informou a Justiça Eleitoral.

 

Participam da inspeção pela Polícia Federal os delegados Elias Milhomens de Araújo, Ricardo Ruiz Silva e Victor Barbarella Negraes; os peritos Alexandre de Andrade Silva, Auto Tavares da Câmara Júnior, Breno Rangel Borges Marchetti, Fabrício Dantas Bispo, Ivo de Carvalho Peixinho, João Paulo Vieira Almeida, João Vitor de Sá Hauk e Paulo César Hermann Wanner; e os papiloscopistas Erismar Paixão Ribeiro da Silva e Leonardo Costa Rodrigues Alves.

 

Além da PF, a programação também pode ser inspecionada por representantes técnicos dos partidos políticos, do Ministério Público, da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), das Forças Armadas, de universidades, entre outras instituições.

 

Foto: ANTONIO AUGUSTO/SECOM/TSE

Por: Hellen Leite, do R7, em Brasília

*Redação: blogjrnews.com

 

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!