Ouvir rádio

Pausar rádio

Offline
TCU vai entregar quase 7 mil nomes de pessoas com contas irregulares ao TSE
Brasil - Internacional
Publicado em 09/08/2022

Tribunal de Contas da União é responsável por fiscalizar o uso de recursos públicos

 

Dados são usados para decidir quem pode ou não concorrer às eleições; nomes reprovados também serão divulgados na internet 

 

O Tribunal de Contas da União (TCU) entregará nesta quarta-feira (10) ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) uma lista de pessoas que tiveram as contas julgadas irregulares. Com isso, a Justiça Eleitoral decide em quais casos nega ou concede o registro de candidatura a quem pretende concorrer no pleito deste ano.

 

Os dados serão entregues pelo vice-presidente do TCU, ministro Bruno Dantas, ao ministro Edson Fachin, presidente do TSE. A corte de contas informou que "cabe à Justiça Eleitoral, dentro dos critérios legais, declarar ou não a inelegibilidade dos possíveis candidatos a um cargo público".

 

Os nomes com as contas reprovadas também serão divulgados na internet. De acordo com os dados mais recentes, o Nordeste é a região com o maior número de agentes públicos com as contas julgadas irregulares foram registrados 2.710 casos. Em seguida vêm o Sudeste, com 1.552; o Norte, com 1.201; o Centro-Oeste, com 712; e o Sul, com 600.

 

Além disso, de acordo com informações publicadas pelo Tribunal de Contas, outras 16 pessoas que estão no exterior também tiveram decisão desfavorável na análise dos gastos públicos.

 

Foto: Internet

Por: Renato Souza, do R7, em Brasília

*Redação: blogjrnews.com

 

Comentários
Comentário enviado com sucesso!