Wilson priorizou combate à fome e ampliou de sete para 35 número de unidades do Prato Cheio
O pré-candidato à reeleição, Wilson Lima (União Brasil), afirmou que o combate à fome continuará sendo prioridade do seu governo e destacou que já inaugurou 28 novas unidades do Prato Cheio em Manaus e no interior, ampliando de sete para 35 o número de restaurantes e cozinhas populares. Somente em 2022, até julho, 1.123.817 refeições foram servidas para população em situação de vulnerabilidade social.
Ao todo, o governo de Wilson Lima abriu oito novas unidades em Manaus, sendo uma delas hoje, 9 de agosto - o restaurante popular do Braga Mendes, no bairro Cidade de Deus, zona norte de Manaus. Essa zona, a mais populosa da capital, já recebeu quatro novas unidades do Prato Cheio somente este ano.
Desde o final do ano passado, outros 20 restaurantes e cozinhas populares foram abertos no interior do estado, que recebeu o programa de combate à fome pela primeira vez na história. As unidades do Prato Cheio servem refeição completa a R$ 1 na hora do almoço e sopa gratuita, essa com direito a também levar uma porção para casa.
“Combater a pobreza e a fome continua sendo prioridade e, por isso, a gente está ampliando o nosso Prato Cheio. Hoje nós saímos de sete para 35 e a gente vai trabalhar para colocar um restaurante popular em cada município do interior. É a primeira vez, inclusive, que os restaurantes populares estão indo para o interior”, disse Wilson.
Refeições servidas
O Prato Cheio serviu em Manaus, nas 14 unidades que estavam operando até julho, 727.711 refeições somente neste ano. No interior, foram servidas 396.106 refeições apenas em 2022.
Nos restaurantes populares, que funcionam de segunda a sexta das 11 às 13h, a refeição é composta por arroz, feijão, macarrão, farofa, salada e uma proteína. Nas cozinhas populares, abertas de segunda a sábado também das 11h às 13h, a sopa gratuita também é variada, incluindo carne com legumes e canja de galinha, e cada pessoa tem direito a 1 litro da refeição.
Um dos novos restaurantes abertos é no residencial Viver Melhor, na zona norte de Manaus. A dona de casa Waldinete Almeida, 44, se emociona ao comentar que, graças ao Prato Cheio, agora pode dar alimentação de qualidade para a família.
“Faz muita diferença mesmo, porque tem dia que a gente não tem nem R$ 1 para comprar um pão, fica difícil, porque só meu marido está trabalhando, eu sou dona de casa, cuido da minha filha, levo ela para o colégio, vou buscar. Esse restaurante veio na hora certa. Agradeço ao Wilson Lima, vida nova”, celebrou.
Isaías Silva
O mototaxista Isaías da Silva, 52, que mora na comunidade desde a fundação do Viver Melhor, ressalta que o restaurante é um presente para os moradores da região.
“O Viver Melhor está em festa, porque quem tem fome tem pressa. A gente chegou aqui oito anos atrás e não tinha nada. Eu mesmo vou almoçar aqui agora, depois vou trabalhar com a barriga cheia, é muita benção. Eu e a família Viver Melhor agradecemos. Meu governador, muito obrigado, que Deus abençoe você”, disse Isaías.
“Estou morando aqui faz pouco tempo, vi esse prédio aqui e pensei que fosse ser uma farmácia, mas me falaram que seria o Prato Cheio. Eu falei: ‘isso não vai sair’. Por curiosidade resolvi vir, trouxe minha esposa e meus filhos. O atendimento foi muito bem feito, as pessoas aqui são bem preparadas, sempre me tratando bem, e a comida de excelência. A gente tem que ser justo, eu decidi mudar”, disse Rodrigo Valente, 38, ao declarar apoio ao governador Wilson após ser atendido no restaurante do Viver Melhor.
Fotos: Alex Pazuello
Fonte: Cristina Mota
*Redação: blogjrnews.com