O curso teve duração de 16 meses e habilitou 15 técnicos
A Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM) realizou, nesta sexta-feira (1º/07), a entrega dos certificados do curso de formação Técnico em Órteses e Próteses. O primeiro dessa categoria no país a ter autorização e reconhecimento do Ministério da Educação, a capacitação foi realizada em parceria com os Ministérios da Saúde e Educação, Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam) e o Movimento de Reintegração das Pessoas Atingidas pela Hanseníase (Morhan).
O curso contou com 15 participantes, entre servidores da SES-AM, representantes do bairro Colônia Antônio Aleixo, na zona leste de Manaus, e de Organizações Não Governamentais (ONGs), que foram habilitados para atender as demandas de pacientes que precisam de Órteses, Próteses e Meios Auxiliares de Locomoção.
O diretor da Policlínica Antônio Aleixo, Cézar de Carvalho, destacou que o curso aperfeiçoou o processo de produção desses itens que auxiliam na reabilitação dos pacientes.
“A demanda reprimida para órteses e próteses é muito grande E com essa capacitação a gente veio melhorar cada vez mais as técnicas já existentes e deixar esses alunos cada vez mais aprimorados para melhores resultados nas confecções de órteses, próteses e adaptações de cadeiras de rodas. O estado vem a ganhar muito com isso e os alunos que estão aqui estão hoje capacitados para o mercado de trabalho”, disse.
Um dos instrutores do curso, o fisioterapeuta e técnico em Órtese e Prótese, Ronaldo Brás Augusto, ressalta a importância dessa capacitação no aprimoramento da mão de obra que atua na rede estadual de saúde.
“É importante não só para a policlínica, mas para todo o Amazonas. A gente formou 15 técnicos em Órtese e Prótese e isso para o estado é um ganho considerável, principalmente para as pessoas com deficiência que vão ser os mais beneficiados com isso. Que o estado possa absorver essa mão de obra super especializada, difícil de formar”, afirma o gerente da Oficina Ortopédica Fixa (OOF) do Centro Especializado em Reabilitação II, que funciona na Policlínica Antônio Aleixo.
Pioneirismo
O Amazonas é o primeiro estado do país a formar uma turma do curso e teve 100% de aproveitamento. Dos 15 novos técnicos, nove atuam na OOF, única oficina ortopédica gratuita habilitada no estado. A formação técnica foi distribuída entre aulas teóricas, na Escola de Formação Profissional Enfermeira Sanitarista Francisca Saavedra do Cetam, práticas, na OOF do CER II, e vivências no território e atividades no Ambiente Virtual de Aprendizagem.
Carlos Henrique Barroso e Ronaldo Brás foram os professores do curso, que somou 1.200 horas de aula. Todo o material didático foi disponibilizado aos alunos, Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) e insumos para confecção das órteses, próteses e adequações posturais.
FOTOS: Marcos Vinicius Araújo/SES-AM e Roberto Carlos/Secom
*Redação: blogjrnews.com