Mês do Orgulho resgata histórias de inspiração e crescimento profissional
Coragem e resistência: essas palavras possuem um significado especial na vida de Taiana da Silva, de 28 anos. A jovem, que trabalha hoje como atendente em uma das lojas do Assaí Atacadista em Manaus, compreendeu desde a adolescência que devia lutar em busca da independência financeira, devido à sua orientação sexual. “Aos 14 anos, eu já sabia muito bem quem eu era e que eu me interessava por mulheres. Infelizmente, esse autoconhecimento me causou problemas na família”, conta ela.
Com 20 anos, Taiana conseguiu o seu primeiro emprego e, aos 21, já havia conquistado a própria moradia. Nas experiências profissionais anteriores, segundo ela, em algumas situações era perceptível que os(as) colegas se incomodavam quando ela falava sobre sua vida pessoal e afetiva - em um destes locais, por exemplo, a sua sexualidade quase impediu a sua admissão.
“Quando eu cheguei no Assaí, eu já estava preparada para enfrentar esses mesmos percalços, mas me deparei com um cenário diferente. A empresa possui várias ações voltadas para a inclusão, então eu me senti à vontade e mais segura”, comenta. “Eu posso trabalhar sem ter a preocupação de esconder quem sou para o meu chefe ou para meus(inhas) colegas de trabalho, sou respeitada, o que é fundamental para desempenhar um atendimento de qualidade”.
Todas as iniciativas do Assaí Atacadista têm como norteadores ações que buscam a promoção da inclusão, respeito, valorização da diversidade e garantia aos direitos humanos. O Programa de Diversidade tem como foco atuar em 5 temas prioritários, considerando ainda interseccionalidade dessas frentes: raça; LGBTQIA+, equidade de gêneros, pessoas com deficiência e gerações.
Entre os exemplos de direitos garantidos na Companhia, estão a disponibilização do crachá com nome social e uso do banheiro conforme a expressão de gênero. Além disso, há o pleno vigor do Código de Ética interno e da Política de Diversidade e Direitos Humanos, que asseguram os direitos e a proteção de qualquer colaborador(a) que possa a vir sofrer com preconceito ou discriminação.
Taiana, personagem da matéria.
Nos últimos dois anos, o Assaí Atacadista tem intensificado suas iniciativas em prol da população trans. A Companhia aderiu ao Fórum de Empresas e Direitos LGBTI+ e seu uniu a mais de 100 empresas para fomentar o respeito e a promoção dos direitos humanos LGBTI+, tanto na sociedade como no ambiente empresarial, além de firmar parceria com a TransEmpregos para conectar mais profissionais trans a oportunidades de trabalho dentro da empresa.
Paralelamente às parcerias, a Companhia também investe na conscientização interna de seus(uas) colaboradores(as) por meio de diferentes treinamentos e uma trilha exclusiva sobre “Aliados Anti-LGBTfobia” disponibilizada na Universidade Assaí - plataforma de educação e desenvolvimento exclusiva para os(as) colaboradores(as) do atacadista, para que todos(as) possam ser aliados(as) na promoção do respeito, inclusão e atitudes que combatam a LGBTfobia. Neste ano, a Feira Divers/A e 5ª edição da Marcha do Orgulho Trans de São Paulo (2022) também foram apoiadas pela empresa.
Na rotina diária da Companhia, Taiana é uma verdadeira referência para os(as) outros(as) funcionários(as) e um exemplo de vida bem-sucedida. “Eu posso dizer, com toda a certeza, que sou feliz. Eu sei que tenho o suporte de toda uma rede de pessoas. Saber que posso me expressar sem julgamentos, que estou protegida aqui, é muito gratificante”, Taiana conclui.
Sobre o Assaí Atacadista
O Assaí é uma empresa de atacarejo que atende pequenos(as) e médios comerciantes e consumidores(as) em geral que buscam economia tanto na compra de itens unitários, como em grande volume. Com crescimento de 15,8% em receita bruta em 2021, está presente nas cinco regiões do País com 220 lojas distribuídas em 23 estados (mais o Distrito Federal). É um dos maiores empregadores do segmento privado do país com mais de 60 mil colaboradores e, mensalmente, recebe 30 milhões de clientes em suas lojas. Em 2021 passou a ser listado na Bolsa de Valores de São Paulo (B3), sendo a ação mais valorizada no mês de estreia das negociações, com alta de 402%. Além disso, é negociada também na bolsa de Nova York (NYSE). O Assaí está entre as 20 marcas mais valiosas do país em ranking anual promovido pela Interbrand e está na 17ª colocação entre os maiores faturamentos em receitas líquidas do país.
Foto: Divulgação/Taiana, personagem da matéria.
Fonte: Giulia Moreira
*Redação: blogjrnews.com