Torcedores azulados destinaram 25 quilos de materiais recicláveis no ecoponto oficial, contra 17,8 quilos da galera perrexé
A Nação Azul e Branca conseguiu destinar corretamente o maior número de materiais recicláveis, na primeira noite do Festival Folclórico de Parintins 2022, na noite de sexta-feira (24/06). Ao todo, a galera do Caprichoso destinou 25 quilos de recicláveis no ecoponto oficial da campanha “Recicla, Galera”. A galera do Garantido conseguiu coletar 17,8 quilos.
A campanha “Recicla Galera” é realizada pelo Governo do Amazonas em parceria com a Coca-Cola Brasil, e conduzida pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema) e o Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam).
“Nós estamos muito felizes com a mobilização das galeras em prol do meio ambiente, por um festival mais limpo e sustentável. Vale ressaltar que esse é o resultado apenas da primeira noite e que nada está decidido. Vamos mostrar que o amor por Parintins também está nas nossas atitudes, colaborando para que essa festa seja ainda mais bonita”, disse o secretário de Estado do Meio Ambiente, Eduardo Taveira.
A disputa continua nos próximos dias do Festival, até domingo (26/06). Os torcedores das galeras receberão, na entrada do Bumbódromo, sacolas recicláveis para coletar seus resíduos – plásticos, papéis, sacos, itens de torcida e outros materiais recicláveis gerados no centro cultural.
Com a sacola cheia, o torcedor deverá levar os seus resíduos até o ecoponto do seu boi, quando estiver deixando o Bumbódromo. A galera do Caprichoso deverá depositar os recicláveis no Ecoponto Nação Azul e Branca, enquanto a do Garantido deposita seus resíduos no Ecoponto Nação Perrexé.
A ação tem o objetivo de promover uma disputa entre os itens 19 (galera) dos bois Caprichoso e Garantido em prol do meio ambiente. O bumbá da galera que mais destinar corretamente seus resíduos para reciclagem levará um prêmio de R$ 20 mil, para investir em ações de sustentabilidade dentro da agremiação.
Ecopontos estratégicos
Além dos ecopontos oficiais da campanha, a cidade de Parintins recebeu mais 30 ecopontos, distribuídos por diversas zonas da cidade, onde há fluxo intenso de moradores e visitantes. As estruturas funcionam como Pontos de Entrega Voluntária (PEVs) de resíduos recicláveis – plásticos, metal e papel.
Todos os resíduos recicláveis coletados aos ecopontos serão destinados à Associação de Catadores de Parintins (Ascalpin), gerando renda sustentável para 20 associados.
A campanha também investiu na estruturação da Ascalpin, com mais de R$ 97 mil em equipamentos para auxiliar a coleta de resíduos para reciclagem durante e após o festival.
FOTOS: José Narbaes/Ipaam
*Redação: blogjrnews.com