Festival Folclórico do Amazonas: o festival mais tradicional da cidade
Atenção pessoal! Começou o 64° Festival Folclórico do Amazonas. A programação teve início no dia 12 de junho e segue até o dia 23 deste mês, na arena do Centro Cultural dos Povos da Amazônia, na zona Sul, das 19h às 00h. O evento conta com comidas típicas e a apresentação de quadrilhas, cirandas, danças nordestinas, nacionais e internacionais, entre outras atrações.
O festival folclórico é gratuito e promovido pela Prefeitura de Manaus e Governo do Amazonas para toda a família. No total, são 12 dias de realização de um dos mais antigos e tradicionais festivais da cidade, com a apresentação de 72 grupos de danças, representados por suas respectivas ligas ou associações, contempladas por meio de edital.
Para melhor organização, a participação dos grupos foi dividida em categorias. São 49 grupos na categoria Prata e 23 na Bronze. Há ainda a categoria Ouro, formada pelos bois-bumbás Galante, Garanhão e Corre Campo.
Os campeões em cada categoria serão conhecidos ao final do evento após avaliação do corpo de jurados, formado por profissionais com vasta experiência em diversas áreas da cultura. São teatrólogos, antropólogos, musicistas e historiadores.
Complementando a programação, após o festival, outros 40 grupos folclóricos se apresentarão nos dias 27, 28 e 29 de junho, para concorrerem ao acesso à categoria Bronze do evento.
Atrativos
Além dos grupos de dança, o festival conta com uma feira de artesãos e a venda de produtos regionais. Outro atrativo é o espaço kids para a diversão da criançada.
A praça de alimentação do festival, com o oferecimento de guloseimas típicas do período junino, está localizada próxima à arquibancada do anfiteatro, funcionando durante todo o evento, com preços que vão de R$ 5 e R$ 25.
A festança é boa demais. Confira a programação completa no Portal da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult), pelo link https://bit.ly/64°FFA, programe-se e prestigie o festival.
Imagem/Divulgação
Fonte: Boletim Manaus
*Redação: blogjrnews.com