Offline
Fapeam e UEA se reúnem para alinhar e fortalecer parcerias
15/06/2022 17:00 em Economia

Ideia é ampliar parcerias e intensificar prioridade para interior do Amazonas

 

A direção da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam) recebeu, nesta quarta-feira (15/06), o reitor da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), André Zogahib, e comitiva. O encontro teve como pauta a ampliação e o fortalecimento de parcerias entre as instituições e a apresentação das demandas da UEA para o interior, especialmente da pós-graduação, pesquisa e programas de extensão.

 

A diretora-presidente da Fapeam, Márcia Perales Mendes Silva, apresentou à comitiva um balanço das ações já realizadas a partir do reposicionamento da ciência, tecnologia e inovação no Amazonas, compromisso do governador Wilson Lima, que se destaca pelos investimentos em formação de recursos humanos altamente qualificados e em pesquisas que contribuem para o desenvolvimento social, econômico e ambiental do estado.

 

“A UEA é uma instituição fundamental para o desenvolvimento do estado. A ideia é ampliar as parcerias olhando para o desenvolvimento do Amazonas, intensificando a prioridade para o interior do estado, entre outros projetos envolvendo a pós-graduação, além de discutir o papel da extensão nesse processo. Foi uma excelente visita. A UEA sempre será bem-vinda aqui na Fapeam”, observou a diretora, ao lembrar que já existem parcerias consolidadas entre as duas instituições.

 

Seguindo o mesmo pensamento, André Zogahib destacou que é fundamental fazer o alinhamento institucional com a Fapeam, ressaltando que as instituições trabalham as questões relativas à educação superior, sendo a Fapeam no âmbito da pesquisa, e a UEA no campo do ensino, pesquisa e extensão.

 

“Precisamos estar afinados e alinhados em termos de política pública para construirmos, juntos, a mudança por meio da educação. Agradeço a receptividade e o compromisso institucional que a Fapeam tem tido com a universidade ao longo desses quatro anos, como exemplo, transparência e hombridade. Isso tem nos colocado em outro patamar para continuar avançando nessas perspectivas”, frisou Zogahib.

 

Também participaram da reunião a diretora técnico-científica da Fapeam, Márcia Irene Andrade; o pró-reitor de Pesquisa da UEA, Roberto Mubarac; o pró-reitor de Extensão da UEA, Darlison Ferreira; e a coordenadora de Pós-Graduação da UEA, Patrícia Melchiona.

 

FOTOS: Érico Xavier/Decon Fapeam

*Redação: blogjrnews.com

 

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!