Com 917 inscritos para três dias de programação, o Projeto capacitou gestores, educadores e conselheiros tutelares que vão atuar na linha de frente da campanha de incentivo à vacinação de crianças e adolescentes do Amazonas
O Ministério Público do Amazonas concluiu nesta quinta-feira (09/06) a primeira fase do Projeto Juntos Pela Vida. Durante três dias (07, 08 e 09/06), membros do MP, autoridades ligadas às áreas de Saúde, Educação e do Conselho Tutelar estiveram reunidos no Auditório Carlos Alberto Bandeira de Araújo, no curso de capacitação para o desenvolvimento da campanha que vai certificar as escolas que atinjam pelo menos 80% de alunos vacinados. Para o Subprocurador-Geral de Justiça para Assuntos Administrativos, Geber Mafra Rocha, o evento constitui uma retomada da verdadeira vocação do órgão ministerial amazonense.
“Eventos como este dignificam e trazem de volta a verdadeira vocação do órgão ministerial porque têm o poder de impactar de maneira generalizada, múltipla e positivamente a sociedade e seu resultado pode ser percebido de forma imediata na proteção da Saúde de nossas crianças. Precisamos disso. Vivemos dentro dessa casa, que é a casa do povo, um momento de reestruturação e nada melhor do que um evento como este, para servir de referência à atuação do MP junto à sociedade amazonense”, avaliou o SubAdm.
Compuseram a mesa, a Corregedora-Geral do MPAM, Procuradora de Justiça Sílvia Abdala Tuma; o Secretário de Estado da Saúde, Dr Anoar Samad; o Secretário Municipal de Saúde Djalma Pinheiro Coelho; o Procurador de Justiça Adelton Matos, a Coordenadora do CAO-PDC, Procuradora de Justiça Silvana Nobre; a Coordenadora do CAO-IJ, Romina Carvalho; a Promotora de Justiça Renata Cintrão; a Secretária Adjunta da Seduc-AM, Arlete Ferreira de Mendonça; o Conselheiro Tutelar Nilson Matos; e a presidenta do Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino Privado do Amazonas, Laura Cristina Andrade.
“Estamos muito felizes com a participação de todos nessa luta, junto conosco, porque isso vai evitar que tenhamos de voltar a fechar nossas escolas. Sabemos do desafio maior a ser enfrentado nas escolas privadas, mas queremos reiterar que estamos juntos, disponíveis para palestrar, orientar e colaborar para o alcance desse objetivo comum que é a imunização bem-sucedida de nossos estudantes”, declarou a Promotora de Justiça Renata Cintrão, titular da 76ª Promotoria de Justiça da Educação.
Idealizadora do projeto, a coordenadora do CAO-PDC, Procuradora de Justiça Silvana Nobre Cabaral, reiterou o caráter pedagógico do Juntos Pela Vida. “Queremos trabalhar a conscientização porque isso é o que vai ficar para a vida. Não dá para atuar somente pelos meios jurídicos. Precisamos promover pedagogicamente a conscientização e a responsabilidade social dos pais e responsáveis porque eles podem mudar a realidade. Por isso, reiteramos, vamos trabalhar o diálogo, diálogo e diálogo. Justiça só em último caso”, pontuou.
Além do curso de capacitação, o Juntos Pela Vida vai disponibilizar vídeos de orientação, palavras dos gestores e outras mídias para utilização nas escolas. Também serão realizados eventos na região metropolitana de Manaus, a fim de que os gestores, professores e pais tenham a oportunidade de conversar com o MP e juntar forças na luta para ampliar os índices de imunização em todo o Estado do Amazonas.
Na programação dessa quinta-feira, palestraram a chefe da Divisão de Imunização /SES-AM, Izabel Nascimento; a Dra. em Biologia Celular e Molecular, Valdinete Alves do Nascimento, da FioCruz/AM; e o chefe do Departamento de Vigilância Epidemiológica da FVS/RCP, Alexsander Xavier de Melo.
Foto: Divulgação
Fonte: Daniela Bragança
*Redação: blogjrnews.com