O Ministério Público do Amazonas, por meio do Centro de Apoio Operacional às Promotorias de Justiça dos Direitos do Cidadão, do Consumidor e do Patrimônio Clube (CAO-PDC) e do Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça da Infância e Juventude (CAO-IJ), apresenta, nesta terça-feira (07/06) a campanha de estímulo à vacinação infantojuvenil "Juntos Pela Vida". O evento será realizado no Auditório Carlos Alberto Bandeira de Araújo e terá, como ponto alto, a apresentação do Selo de certificação Juntos Pela Vida, concedido pelo órgão ministerial às escolas públicas e privadas que tenham atingido 80% ou mais de alunos vacinados.
A campanha de certificação faz parte do projeto desenvolvido pelo CAO-PDC e CAO-IJ, com vistas à reversão da queda nos índices de vacinação registrados no país ao longo dos últimos anos. Conforme dados da Agência Senado, a queda generalizada nos índices de imunização começou em 2015 e atingiu a pior marca em 2021. Até 2014, não havia resistência. A cobertura vacinal costumava ficar acima dos 90%, por vezes alcançando os 100%.
Com o projeto, o MPAM busca incentivar o cumprimento do cronograma de vacinação proposto no Programa Nacional de Humanização do Ministério da Saúde, por meio do reconhecimento e destaque das escolas que apresentam índice de vacinação igual ou superior a 80%. As escolas da rede pública ou privada que comprovarem o alcance desse índice serão certificadas com o Selo Juntos Pela Vida.
O projeto é desenvolvido em parceria com o Conselho Tutelar e secretarias estadual e municipal de Educação, incluindo instituições de ensino público e particular. O lançamento da campanha terá duração de três dias – 07, 08 e 09/06 – com palestras dirigidas aos gestores escolares, que vão atuar como interlocutores das ações junto ao público-alvo: pais e responsáveis dos alunos regularmente matriculados.
Programação:
Dias 07 e 08/06/2022: Gestores Escolares da SEMED (divididos em dois grupos);
Dia 09/0/22: Gestores Escolares da SEDUC, Escolas Privadas e Conselheiros Tutelares.
Local: Auditório Carlos Alberto Bandeira/ Sede da Procuradoria-Geral de Justiça - MPAM.
Horário: 9h a 12h.
Arte: Internet
Fonte: Daniela Bragança
*Redação: blogjrnews.com