Offline
Ipaam firma parceria com maior empresa de manejo florestal do mundo para ampliação de Bosque Ambiental do órgão
04/06/2022 08:46 em Turismo & Meio Ambiente

Parceria acelera previsão de inauguração para julho deste ano

 

O Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam) firmou parceria com a maior empresa de manejo florestal do mundo, a Mil Madeiras Preciosas, filial do grupo suíço Precious Woods, na quinta-feira (02/06). A empresa fará doação de madeiras com a finalidade de fomentar a ampliação do Bosque Ambiental do Ipaam, com a disponibilização de madeira licenciada para construção de toda a estrutura do bosque, inclusive, de um observatório.

 

O diretor-presidente do Instituto, Juliano Valente, deu as boas-vindas a empresa e ressaltou a visão educacional que o Bosque Ambiental apresentará com os diferentes exemplos de exploração florestal dispostos no local.

 

“O Bosque Ambiental do Ipaam passa a ter um parceiro de peso a partir de hoje. Além do uso das madeiras apreendidas, o Bosque também terá polos de madeira certificada, ou seja, madeira legalizada. Assim, o parque ecológico cumprirá seu papel pedagógico mostrando aos visitantes como a madeira deve ser explorada e como não deve ser”, ressaltou Valente.

 

Bosque Ambiental do Ipaam — As obras do bosque iniciaram em outubro de 2019, após uma equipe da Gerência de Recursos Minerais (GERM) do instituto constatar características de fragmento de vegetação primária e secundária de várzea nos fundos do perímetro do órgão, onde seria apropriado para a criação do espaço.

 

Em 2020 e 2021, a construção foi afetada por conta da pandemia da Covid-19, além dos poucos recursos para dar continuidade no plano, que se manteve apenas com manutenções até então.

 

O Bosque

O Bosque Ambiental é uma área de 27 mil metros quadrados, localizado na avenida Mário Ypiranga, zona centro-sul da capital. São cerca de três hectares de área verde que interliga a margem direita do Igarapé do Bindá.

 

O planejamento visa uma trilha ecológica de 400 metros, praça, lanchonete, maloca nativa, viveiro mirim de mudas florestais, espaço para biblioteca móvel, academia e outros.

 

Entre os principais propósitos do lugar estão a promoção da educação ambiental, por meio de atividades práticas e teóricas de conscientização e ainda, resgatar a sensibilidade da sociedade manauara pela proteção da biodiversidade.

 

 

Mil Madeiras Preciosas

A nova parceira do Ipaam foi fundada em 1994 no Amazonas, pela Precious Woods, e fica situada no município de Itacoatiara (distante 176 quilômetros de Manaus). São cerca de 493.597 hectares explorados de forma legal no estado.

 

A empresa é referência mundial nas operações de manejo sustentável das florestas tropicais e produção industrial madeireira, licenciada, inclusive, pelo Ipaam para atividade de exploração no Amazonas.

 

Em nível mundial, a organização realiza o manuseio certificado das florestas de mais de 1,1 milhão de hectares, em países como Gabão, no continente africano, e colabora com a manutenção e armazenamento do dióxido de carbono (CO2), composto químico que provoca grave desequilíbrio no efeito estufa do planeta.

 

Segundo o diretor da Mil Madeiras Preciosas, João Cruz, a colaboração com a construção do Bosque Ambiental do Ipaam é uma oportunidade importante para evidenciar e estimular a exploração florestal de modo correto, legalizado e sustentável para garantir que a Amazônia continue de pé.

 

“Para nós é uma grande satisfação poder participar dessa parceria para o Bosque aqui do Ipaam. Com certeza será uma grande satisfação poder mostrar nosso trabalho, principalmente na questão de como manejar a floresta da forma correta. Hoje o Amazonas tem a disponibilidade da floresta, e a Mil Madeiras tem o grande know how em nível mundial de manejo das florestas de modo sustentável”, enfatizou João.

 

O Bosque Ambiental do Ipaam está previsto para inauguração em julho deste ano.

 

FOTOS: Divulgação/Ipaam

*Redação: blogjrnews.com

 

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!