Serão substituídos 5.850 pontos de iluminação pública na área urbana do município
O Governo do Amazonas iniciou, nesta quinta-feira (02/06), em Itacoatiara (a 175 quilômetros de Manaus), a implantação do programa Ilumina+ Amazonas. Com o programa, que está sendo executado pela Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE), o governo vai substituir toda a iluminação pública convencional antiga por luminárias modernas de LED no interior.
O coordenador executivo da UGPE, engenheiro civil Marcellus Campêlo, acompanhou o início dos trabalhos em Itacoatiara, onde segundo ele, serão implantados 5.850 pontos de iluminação de LED, iniciando da periferia para o centro. O valor do investimento no município é de R$ 12,9 milhões.
“Vamos começar dos bairros para chegar depois nas ruas principais, até concluirmos 100% de todo o perímetro urbano da cidade”, disse o coordenador. Marcellus esteve no porto da cidade, onde acompanhou o desembarque de todo o material e garantiu que em julho os serviços estarão concluídos. “Os trabalhos iniciam hoje (quinta) mesmo e num prazo máximo de 40 dias tudo estará pronto. A orientação do governador Wilson Lima é de dar total celeridade”, observou.
Na quarta-feira (01/06), o programa também chegou a Barreirinha, no Baixo Amazonas, onde foram substituídos 1.022 pontos de iluminação antiga por luminárias de LED. Em Tefé, o trabalho de substituição de 2. 744 pontos de iluminação está em fase de conclusão e, em Parintins, os serviços ultrapassaram a marca de 60% do total de 5.800 pontos de iluminação previstos.
“Em Parintins, o governador Wilson Lima pretende inaugurar o novo sistema de iluminação em 15 de junho. Quem for assistir ao Festival Folclórico dos Bumbás vai notar a diferença”, disse Marcellus.
Até o fim do ano, o governador Wilson Lima pretende modernizar a iluminação pública urbana das 25 maiores cidades do estado, com investimento inicial de R$ 110 milhões. Com a cidade de Maués, que já tem toda a iluminação em LED feita pelo Estado, serão 26 municípios com 100% da área urbana iluminada pelo programa até dezembro.
O Governo do Amazonas também firmou convênios com as Prefeituras de Atalaia do Norte e Alvarães, e está repassando os recursos que irão utilizar para efetuar a implantação do novo sistema de iluminação pública.
Benefícios
A luminária de LED economiza em até 60% o custo com a energia elétrica e tem maior eficiência, ou seja, ilumina mais com menos consumo, além de contribuir com a segurança das cidades.
Também contribui com o meio ambiente, tendo em vista que no interior do estado há muitas termelétricas, nas quais o óleo diesel é utilizado e, com as luminárias públicas de LED, o consumo do combustível irá reduzir.
Assessoria de Comunicação da Unidade Gestora de Projetos Especiais/Programa Social e Ambiental de Manaus e Interior (UGPE/Prosamin+).
*Redação: blogjrnews.com