Offline
Comissão de Zoneamento Ecológico-Econômico aprova criação do Grupo de Trabalho Operacional
01/06/2022 18:42 em Turismo & Meio Ambiente

Missão da equipe será reunir semanalmente para dar celeridade aos trabalhos de construção do ZEE do Amazonas

 

Em reunião ordinária, a Comissão Estadual de Zoneamento Ecológico-Econômico do Amazonas (Cezee), aprovou na manhã desta quarta-feira (1º/06), a criação do Grupo de Trabalho Operacional (GTO), que terá a missão de dar maior celeridade à construção do Zoneamento Ecológico-Econômico (ZEE) do Estado do Amazonas.

 

O secretário executivo da Indústria da Sedecti, Jhones Lima, que presidiu a reunião, reforçou que a Comissão considera importante o avanço que o projeto vem desempenhando ao chegar na fase de levantamento de dados.

 

“Na reunião de hoje, dois temas importantes foram discutidos e aprovados, que foi a questão da submissão do questionário de levantamento de dados nos diversos órgãos, e a criação do GTO que vai passar a reunir semanalmente, tratando dessas demandas de forma imediata. A gente acredita que, dessa maneira, vamos assegurar o cumprimento do prazo do projeto, com potencial de encurtar esse prazo. Essa é a nossa expectativa”, sinalizou o secretário.

 

Para o assessor técnico da Secretaria de Estado da Produção (Sepror), Sebastião Guerreiro, os debates ocorridos na reunião extraordinária vêm para auxiliar na elaboração do ZEE.

 

“Esta foi uma reunião extraordinária muito importante para a execução do Zoneamento Econômico-Ecológico do Estado do Amazonas. Os temas discutidos, hoje, são necessários para o levantamento de dados para que possamos andar mais rapidamente na realização do projeto”, avaliou Guerreiro.

 

Seinfra

Uma das pautas aprovadas durante a reunião foi a proposta de inclusão da Secretaria de Estado de Infraestrutura e Região Metropolitana de Manaus (Seinfra), além das Agências de Defesa Agropecuária e Florestal do Amazonas (Adaf) e de Desenvolvimento Sustentável do Amazonas, como parte integrante do GTO.

 

A engenheira Sanitarista e Ambiental, Daniele Batista Lopes, que é chefa do Setor Ambiental da Seinfra, ressaltou que o serviço da Seinfra é levar a infraestrutura, o saneamento básico e a acessibilidade.

 

“Isso tudo condiz com a questão da sustentabilidade que está envolvida diretamente com o Zoneamento Ecológico-Econômico. A nossa contribuição, com certeza, será recíproca, tanto para as atividades desenvolvidas dentro da Seinfra, quanto para as atividades que são estabelecidas dentro do ZEE. É essencial que façamos parte dessas informações desde o início do levantamento e da confecção dessas informações que estão sendo levantadas”, apontou a engenheira.

 

FOTOS: Kevyn Sousa/Sedecti.

*Redação: blogjrnews.com

 

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!