Com qualificação, internos poderão atuar em reparos quando solicitados
Nesta semana, reeducandos da Unidade Prisional do Puraquequara (UPP), localizada no Km 02, ramal Bela Vista, zona leste de Manaus, iniciaram o curso de instalações elétricas de baixa tensão. A qualificação é ofertada por meio do programa Conhecimento que Liberta, da Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap), em parceria com a empresa terceirizada RH Multi, e visa garantir conhecimentos profissionais e oportunidades para os apenados.
Por meio de aulas teóricas e práticas, os 32 internos que serão capacitados por meio desta iniciativa, irão aprender sobre corrente, potência e levantamento de cargas elétricas, circuitos terminais, bem como condutores elétricos e cálculos para realização do serviço.
Com uma carga horária de 60 horas, a capacitação teve início no segundo semestre de maio e com data prevista para término no dia 6 de junho.
“Os cursos que ofertamos oferecem dignidade e oportunidades de melhorias às pessoas privadas de liberdade (PPLs), para que, ao retornarem à sociedade, estejam preparados e qualificados para o mercado de trabalho”, pontuou o coronel Paulo César, titular da Seap.
O interno David (nome fictício) destaca a gratidão pela oportunidade de estar adquirindo conhecimentos por meio do Programa Trabalhando a Liberdade. “É muito satisfatório saber que temos oportunidades de aprender cada dia mais. Graças a Seap, hoje vejo que posso mudar o meu futuro e o único caminho é pelos estudos”, finalizou.
FOTOS: Divulgação/Seap
*Redação: blogjrnews.com