Ouvir rádio

Pausar rádio

Offline
Amazonastur realiza visita técnica em São Gabriel da Cachoeira, a cidade mais indígena do Brasil
Turismo & Meio Ambiente
Publicado em 19/04/2022

Durante a visita, será entregue ao município o certificado de ingresso no Mapa do Turismo Brasileiro

 

No Dia dos Povos Indígenas, celebrado neste dia 19 de abril, a Empresa Estadual de Turismo do Amazonas (Amazonastur) iniciou visita técnica no município de São Gabriel da Cachoeira, cidade que possui mais de 90% da população formada por 23 etnias, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

 

A programação vai contemplar visita a comunidades e produtos com potenciais turísticos, além da entrega ao município do certificado de ingresso no Mapa do Turismo Brasileiro, que categoriza todos os municípios turísticos do Brasil.

 

De acordo com a diretora de Desenvolvimento e Turismo da Amazonastur, Emmanuele Pampolha, o objetivo da visita é analisar possíveis produtos turísticos e desenvolver meios para que o setor de turismo se fortaleça na região, gerando emprego e renda para a população.

 

 

"A Amazonastur veio com um corpo técnico para a gente poder, dentro da expertise de cada diretoria, saber as demandas e onde a Amazonastur pode atuar junto à prefeitura. A gente sabe que hoje a gente comemora o Dia do Indígena e que São Gabriel da Cachoeira é considerada a cidade mais indígena do Brasil, então estamos aqui para participar com eles desse momento e, também, trazer o certificado de que São Gabriel da Cachoeira está dentro do Mapa do Turismo. Eles conseguiram todos os critérios para se consolidarem nesse mapa”, destacou.

 

Para o cacique Luiz Lauriano da Silva, da comunidade Itacoatiara-mirim, é muito significativo a ida dos técnicos da pasta em um dia tão simbólico para a luta indígena. "Eu recebo com coração todos vocês. Vamos apresentar hoje o que passamos e como vivemos, e vamos batalhar com vocês para abrir esse campo (turismo)”, disse.

 

Atualmente, São Gabriel da Cachoeira possui quatro idiomas oficiais: português, nheengatu, tukano e baniwa e se apresenta como um destino com vocação para o etnoturismo. A visita da Amazonastur segue até quarta-feira (20/04), onde técnicos também visitarão comunidades indígenas.

 

FOTO: Janailton Falcão/Amazonastur

*Redação: blogjrnews.com

 

Comentários
Comentário enviado com sucesso!