Em menos de um mês, essa é a segunda entrega de revitalização realizada por reeducandos em unidades da Apae
Internos do Centro de Detenção Provisório de Manaus 2 (CDPM 2), participantes do Programa de ressocialização Trabalhando a Liberdade, da Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap), concluíram as obras de revitalização do Centro de Educação Especial Solimões, pertencente à Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), na rodovia AM-070, município de Manacapuru (a 68 quilômetros de Manaus). A cerimônia de entrega da reforma ocorreu na manhã desta quarta-feira (06/04).
Iniciadas no dia 22 de março, as obras envolveram 10 internos, que atuaram na roçagem de todo o perímetro do prédio, conserto do telhado, substituição de lâmpadas, ajustes em partes elétricas e hidráulicas, reparos e instalação de ar-condicionado, além de aplicação de massa acrílica e pinturas em geral (ambiente interno e externo).
As atividades permitem aos internos desenvolver habilidades adquiridas por meio dos cursos ofertados pela Seap, em parceria com o Centro de Ensino Tecnológico do Amazonas (Cetam) e as empresas terceirizadas das unidades prisionais.
Estiveram presentes no evento o secretário titular da Seap, coronel Paulo Cesar; o secretário executivo, Denis Caetano; o secretário executivo adjunto, coronel André Luiz Gioia; a chefe do Departamento de Reintegração Social e Capacitação (Deresc), Keyla Prado; a presidente da Apae em Manacapuru, Lacineide Alves; além dos internos que realizaram as obras, representantes da empresa terceirizada New Life, alunos e professores do Centro Educacional.
No decorrer da cerimônia, foram realizadas apresentações dos professores e alunos do Centro Educacional em gratidão à Seap.
“Por meio dos projetos que a Seap oferece, os internos recebem qualificação para realizar obras como essas, que, além de gerar conhecimentos e experiências, permite a eles conseguir a remição de suas penas. É muito gratificante ver que estamos fazendo a diferença em nossa gestão, poder fazer parte de um momento importante como esse na vida de pais, professores e alunos é sem dúvida ter a certeza que estamos no caminho certo”, destacou o coronel Paulo Cesar.
Para Lacineide Alves, a reforma feita com mão de obra carcerária vai fazer muita diferença na vida dos alunos e professores.
“Nossa unidade estava sem possibilidade de receber os alunos, estava bastante depredada e, após dois anos parados, estávamos impossibilitados de receber de volta nossos estudantes. Com a vinda dessa reforma por meio da Seap, agora o prédio está 100% apto para receber o nosso público. Seremos eternamente gratos à secretaria, foram anjos enviados para nossas vidas”, relatou a presidente da Apae em Manacapuru, emocionada.
O interno Marcos (nome fictício) relatou como se sentiu em fazer parte da obra.
“Fico muito grato à Seap pela oportunidade de aprender e desenvolver minhas habilidades por meio dessa obra. É muito satisfatório saber que a nossa mão de obra está ajudando pessoas a terem um ambiente de ensino totalmente revitalizado”, afirmou.
Instituição – A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) é uma sociedade civil filantrópica sem fins lucrativos que atua há 49 anos prestando atendimentos educacionais e clínicos para crianças e adultos portadores de deficiência.
Outras entregas – No início da segunda quinzena de março, foi entregue também o prédio da Apae do bairro Parque Dez, zona centro-sul de Manaus, totalmente revitalizada pela mão de obra carcerária.
FOTOS: Divulgação/Seap
*Redação: blogjrnews.com