Vinculação da gestante à maternidade favorece parto humanizado, ao proporcionar conhecimento, conforto e segurança para mãe
A gestante Luana Sandim, de 24 anos, realizou a visita de vinculação ao Instituto da Mulher Dona Lindu (IMDL), da Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), para conhecer as instalações do Centro de Parto Normal Intra-hospitalar (CPNI) Nascer dos Sonhos. A visita tem o intuito de vincular grávidas à maternidade na qual, possivelmente, poderão realizar o parto, proporcionando mais segurança e tranquilidade para as mães.
Luana, que está na primeira gestação de 37 semanas, entrou em contato com o IMDL pelas redes sociais e, após a visita de vinculação, recebeu um certificado, entregue pela direção do instituto às gestantes que participam da atividade e expressam o desejo de ter o seu filho na unidade.
Após a visita, a gestante relatou a experiência exitosa e a importância do acolhimento à mãe e ao bebê. “A partir do momento em que a gente entra aqui já vemos um mundo completamente diferente. O ambiente é muito acolhedor, os enfermeiros são superatenciosos, eles fazem você mudar completamente o seu pensamento em relação ao parto humanizado. Aqui é realmente um ambiente muito, muito acolhedor que faz você se sentir segura”, disse a consultora de vendas.
Vinculação – A SES-AM realiza o Projeto de Vinculação nas sete maternidades da rede estadual de saúde, em parceria com o município, que é o responsável pelo acompanhamento no pré-natal. No Sistema Único de Saúde (SUS), toda gestante tem direito ao conhecimento e à vinculação prévia à maternidade na qual será realizado seu parto e na qual ela será atendida nos casos de intercorrência no pré-natal, conforme prevê a Lei nº 11.634/2007.
A vinculação da gestante à maternidade ocorre durante consulta no pré-natal, realizado na Unidade Básica de Saúde (UBS), onde a mãe é informada sobre a visita nas maternidades da área de abrangência da UBS. Para visita de vinculação ao CPNI do IMDL e da Maternidade Balbina Mestrinho, é disponibilizado um formulário para agendamento.
As visitas de vinculação ao CPNI da Maternidade Balbina Mestrinho e do IMDL foram retomadas neste mês de março. Essas atividades estavam suspensas por conta da pandemia de Covid-19. Outras maternidades também retomaram os agendamentos, como a Maternidade Alvorada. As demais, incluindo a visita ao CPNI da Maternidade Ana Braga, estão se programando para o retorno do serviço.
A gerente de enfermagem do IMDL, Gracimar Fecury, destacou que a vinculação é importante para que as grávidas possam ter acesso a oportunidade de escolha sobre o seu parto.
“O Instituto vem com todo o envolvimento, compromisso e o trabalho inovador fazendo com que as mulheres possam ser oportunizadas em vincular-se a uma instituição que seja da escolha dela. A UBS encaminha as grávidas para a instituição, para conhecer a maternidade e a mulher fica livre de que o local que ela deseja ter o seu filho. O local do momento único de sua vida”, disse a enfermeira.
Espaço – O CPNI disponibiliza às mulheres estrutura voltada para o parto e atendimento humanizado, que permite à mãe escolher a posição mais confortável em que deseja ter o filho, em caso de parto normal. A experiência está disponível na rede estadual no IMDL e nas maternidades Ana Braga e Balbina Mestrinho.
O acolhimento da gestante é realizado pela equipe de enfermagem da unidade, e a visita é conduzida pela equipe de enfermeiras obstetras, que realizam toda assistência durante o parto.
O CPNI Nascer dos Sonhos, do IMDL, é o segundo Centro de Parto Normal inaugurado pelo Governo do Estado. O primeiro foi o da maternidade Balbina Mestrinho, entregue em 2019, eleito em 2020 entre as 16 experiências exitosas da rede SUS na premiação Laboratório de Inovação em Enfermagem, da Organização Pan-Americana de Saúde (Opas) e do Conselho Nacional de Enfermagem (Cofen).
Agendamento da visita de vinculação ao CPNI
• Instituto da Mulher Dona Lindu
Pelo formulário: https://bityli.com/DnhTH
• Maternidade Balbina Mestrinho
Pelo formulário: https://bityli.com/DhsRG
FOTOS: Roberto Carlos/Secom
*Redação: blogjrnews.com