Pasta coordena serviços e ações voltadas a Pessoas com Deficiência
A titular da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc), Mirtes Salles, representou o Governo do Amazonas nesta segunda-feira (21/03), na Sessão Especial em alusão ao Dia Internacional da Síndrome de Down. A iniciativa ocorreu no Plenário Ruy Araújo, da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam), na avenida Mário Ypiranga, Flores, zona centro-sul de Manaus.
Mirtes Salles destacou os trabalhos realizados pela secretaria executiva da Pessoa com Deficiência em prol do público PcD.
“A secretaria da Pessoa com Deficiência, que existe dentro da Sejusc, tem todo o cuidado de trabalhar cada deficiência e cada necessidade, tanto os autistas, como as pessoas com Síndrome de Down ou deficiência física. Cada um tem o seu tratamento, nós temos técnicos especializados, uma equipe multidisciplinar para dar atenção que essas pessoas merecem e, principalmente, lutarmos pelos direitos dessa classe, quanto à acessibilidade no trabalho, faculdade. E a Sejusc está atenta, diariamente, ao cumprimento dos direitos dessas pessoas”, disse a gestora.
Durante a sessão, a secretária executiva da Pessoa com Deficiência (SePcD), Lêda Maia, recebeu uma homenagem em reconhecimento aos trabalhos à frente da pasta e ressaltou os serviços que a pasta tem para o público PcD.
“Hoje é um dia muito importante para a secretaria executiva da Pessoa com Deficiência, porque é uma data específica em que se comemora o dia da Síndrome de Down. Lá na secretaria a gente abrange todas as deficiências, e para as pessoas que têm Down oferecemos os serviços de Carteira de Identificação da Pessoa com Deficiência (CiPcD) e Passe Legal. Além de termos parcerias com associações que viabilizam serviços como acompanhamento médico, lazer ou participação em escolinhas de futebol”, destacou Lêda.
Serviços – A Sejusc coordena serviços e ações voltadas a Pessoas com Deficiência, como orientação psicossocial, escuta qualificada, averiguação de denúncias de maus-tratos junto ao Conselho Estadual da Pessoa com Deficiência, cadastro para obtenção de cadeiras de rodas, Carteira de Identificação da Pessoa com Deficiência (CiPcD), Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (Ciptea) e Passe Legal.
Inclusão - Criada pela Down Syndrome International e comemorada desde 2006, a data escolhida, 21 de março, representa a singularidade da triplicação (trissomia) do cromossomo 21 que causa esta ocorrência genética. O objetivo do dia é celebrar a vida das pessoas com Síndrome de Down e disseminar informações para promover a inclusão de todos na sociedade.
FOTOS: Caroline Fonseca/Sejusc
*Redação: blogjrnews.com