Unidade Gestora apresentou novo projeto do programa nas zonas sul e leste para integração de projetos de iluminação entre os órgãos
O coordenador executivo da Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE), engenheiro civil Marcellus Campêlo, recebeu, nesta quarta-feira (09/03), o novo diretor-presidente da Agência Reguladora dos Serviços Públicos Delegados do Município de Manaus (Ageman), Elson Ferreira. Na reunião na sede da Unidade Gestora, foi discutida, entre outras questões, a padronização da iluminação pública dos parques residenciais e urbanos construídos pelo Programa Social e Ambiental de Manaus e Interior (Prosamin+) com a do restante da cidade.
Marcellus Campêlo apresentou o novo projeto do Prosamin+, que vai contemplar parte das zonas sul e leste, para que as áreas técnicas dos órgãos integrem os projetos de iluminação dos espaços públicos, de modo que, ao assumi-los, o município não tenha dificuldade com os serviços de manutenção.
“Esse ajuste, além de necessário, é uma determinação do governador Wilson Lima para que Estado e Município trabalhem juntos pela cidade, porque, depois de inaugurados, os espaços construídos pelo Prosamin+ são entregues à Prefeitura de Manaus. No caso da iluminação pública, é preciso que esteja de acordo com o padrão do restante da cidade e, assim, não haja empecilhos na manutenção”, disse Marcellus Campêlo.
Outro assunto tratado na reunião foi o dos convênios a serem firmados com a Prefeitura para repasses dos ativos das obras do Prosamin+ relacionadas a água e esgoto sanitário. Em sua nova etapa, o programa deverá construir 48 quilômetros de rede de esgoto, uma Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) e seis Estações Elevatórias.
Cerca de 50 mil pessoas serão beneficiadas com rede de coleta e tratamento de esgoto. O programa também vai ampliar a rede de água tratada na área de abrangência.
“Temos questões técnicas importantes para tratar nos termos desses convênios. Além disso, os projetos devem estar de acordo com o Plano Diretor da cidade e com o plano de expansão da concessionária responsável por esses serviços”, concluiu Campêlo.
Prosamin+ – A nova etapa do Prosamin+ tem investimento de cerca de R$ 542 milhões, financiados pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), com contrapartida do Estado. As intervenções iniciam no bairro Japiim, zona sul, seguindo o curso do Igarapé até a comunidade da Sharp, alcançando pela primeira vez a zona leste, uma das mais populosas e carentes de infraestrutura em Manaus.
O programa vai beneficiar cerca de 60 mil pessoas com obras de saneamento básico, como coleta e tratamento de esgoto e água tratada, requalificação urbanística, drenagem urbana, tratamento de áreas de risco socioambiental e reassentamento em moradia digna.
Serão removidas de áreas de risco 2.580 famílias. O programa irá construir 648 unidades habitacionais e oferecer também outras soluções de moradia às famílias.
Sobre a UGPE – A Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE) é um órgão do Governo do Amazonas. Tem por missão planejar e executar políticas públicas voltadas à promoção de melhorias nas áreas de saneamento básico, urbanismo e socioambiental.
A UGPE executa os projetos de implantação do Prosamin+. Com as obras do Programa, o objetivo é contribuir, de forma sustentável, para a melhoria dos problemas socioambientais e urbanísticos da população residente nas áreas de abrangência.
FOTOS: Tiago Corrêa/UGPE
*Redação: blogjrnews.com