Os serviços foram oferecidos neste sábado (05/03) no Centro de Convivência da Família Teonízia Lobo, no Mutirão
As ações de saúde realizadas pelo Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), durante a abertura da Semana Internacional da Mulher 2022 atenderam mais de 400 pessoas neste sábado (05/03).
Os serviços foram oferecidos no Centro de Convivência da Família Teonízia Lobo, no bairro Mutirão, das 9h às 15h, e marcam o início das comemorações em alusão ao Dia Internacional da Mulher, celebrado no próximo dia 8 de março.
A secretária executiva adjunta de políticas em saúde da SES-AM, Nayara Maksoud, destaca a importância de o Governo do Amazonas estar ainda mais próximo da comunidade, com o objetivo de esclarecer todas as dúvidas das mulheres para que elas tenham acesso aos serviços que precisam.
"O nosso objetivo foi alcançado. Algumas mulheres que aguardavam confirmação de consultas ginecológicas e procedimentos puderam sair desta ação com agendamento confirmado, algumas já possuem consultas para este domingo", reforçou a secretária executiva.
Foram realizados 411 atendimentos no total somente neste sábado, sendo 160 testes rápidos para IST/AIDS, 118 aferições de pressão arterial e testes de glicemia, 48 consultas em enfermagem para saúde da mulher, 61 consultas de nutrição, 14 atendimentos psicológicos e 10 mulheres foram atendidas no serviço de fisioterapia.
"A secretaria de estado de saúde trouxe consultas em enfermagem para fazer o rastreamento das mulheres que precisam de alguma cirurgia ginecológica, ressaltando que o Governo do Amazonas conseguiu reduzir, e muito, o tempo de espera pelo procedimento. A fila está praticamente zerada. Trouxemos abordagem nutricional, psicológica e práticas integrativas para que a mulher tivesse um momento de alongamento e relaxamento", destacou Nayara Maksoud.
As ações da abertura da Semana Internacional da Mulher 2022, do Governo do Amazonas, foram realizadas em parceria entre diversas secretarias, como a SES-AM, Agência de Fomento do Amazonas (Afeam), Secretaria de Estado de Assistência Social (Seas) e o Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam).
Serviços - Entre os serviços de saúde ofertados neste sábado estão consultas de enfermagem voltadas à saúde da mulher, além de exames básicos (pressão arterial, glicemia e IMC); orientação nutricional; atividade coletiva em saúde mental; Práticas Integrativas Complementares em Saúde (PICS), como alongamentos e técnicas respiratórias; ônibus de testagem rápida - IST/HIV/AIDS e Hepatite B e C; vacinação; ações do Programa Respirar.
FOTOS: Arthur Castro / Secom
*Redação: blogjrnews.com