A emissão “online” oferece comodidade e evita a necessidade de comparecimento à sede da instituição
Já está disponível para aposentados e pensionistas da Fundação Amazonprev a consulta à Cédula C. O documento é um resumo de todos os rendimentos recebidos e do Imposto de Renda (IR) retido durante o ano de 2021, sendo obrigatório para que se consiga declarar o tributo. O prazo para a entrega da declaração à base de dados da Receita Federal começa na próxima segunda-feira (7) e se encerra em 29 de abril. Fica passivo de multa o cidadão que não quitar a obrigação.
A emissão da Cédula-C deve ser feita diretamente pelo site da Amazonprev, no endereço www.amazonprev.am.gov.br. O processo é simples e pode ser feito tanto pelo computador quanto pelo próprio aparelho celular, por meio de acesso à internet. “Essa disponibilidade garante aos nossos aposentados e pensionistas maior comodidade, uma vez que desburocratiza a emissão do documento. Evita a necessidade de deslocamentos até a sede da instituição e facilita principalmente para nossos beneficiários que moram no interior do Estado”, reforça adiretora-presidente da Fundação Amazonprev, Andreza Souza.
O passo a passo para emissão da Cédula-C é simples. Primeiro, o beneficiário deve acessar o site da instituição: www.amazonprev.am.gov.br e clicar em “Portal do Segurado” e fazer o login informando o número do CPF e a senha. Caso ainda não tenha cadastro é preciso preencher o formulário localizado à direita da tela, criar uma senha e informar o seu e-mail. Em seguida, acessar o endereço eletrônico para confirmar o cadastro.
Após a confirmação por e-mail, é possível acessar o Portal, com CPF e a senha cadastrada, para consultar a Cédula C. Clique no campo indicado, selecione o ano do exercício desejado, no caso 2021, e informe número de matrícula; o documento será exibido em formato PDF e estará pronto para impressão ou download. Além da Cédula-C, o usuário do Portal do Segurado pode acessar outros documentos sobre sua situação previdenciária.
ARTE: Divulgação / Amazonprev
*Redação: blogjrnews.com