Offline
Abandono de animais é tema de projeto desenvolvido em escola estadual da zona oeste
03/12/2021 18:20 em Educação

Iniciativa integrou a mostra de projetos do Programa Ciência na Escola (PCE)

 

Alunos da Escola Estadual Marechal Hermes, localizada no bairro Nova Esperança, na zona oeste de Manaus, apresentaram, nesta sexta-feira (03/12), o projeto intitulado "Ecos do abandono e dos maus-tratos aos animais de rua do bairro de Nova Esperança: o olhar do aluno sobre questões de saúde pública, ecológica, econômica e de responsabilidade social no trato aos animais desabrigados no entorno da Escola Marechal Hermes".

 

A iniciativa foi realizada por meio de pesquisa quantitativa e qualitativa, e tem como objetivo retratar a condição de animais abandonados por seus tutores, além de dialogar sobre a ausência de políticas públicas que promovam proteção e saúde animal.

 

O projeto foi apresentado junto a outras oito iniciativas que foram aprovadas no Programa Ciência na Escola (PCE), da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam). A mostra foi transmitida ontem e hoje (02 e 03/12), por meio de live transmitida nas redes sociais da escola.

 

A estudante Stephany de Araújo Gomes conta como se sentiu ao abordar um tema que não tinha tanta afinidade no dia a dia: “Gostei muito de participar do projeto, pois me incentivou muito a ter uma outra visão do cuidado com os animais que antes não tinha, então, hoje, consigo ver a importância de prevenir o abandono dos animais, assim como os maus-tratos”, disse.

 

A professora orientadora do projeto, Jucélia Paredio, explica que a ideia surgiu ao se tornar tutora de animais abandonados: “Eu passei a cuidar de animais abandonados e, a partir daí, percebi como a influência do descaso causa danos irreversíveis a cachorros e gatos, então sugeri essa linha de pesquisa aos meus alunos e iniciamos as atividades”, contou.

 

 

Mais projetos - Ao todo, 24 alunos apresentaram durante dois dias os projetos aprovados pelo Programa Ciência na Escola (PCE), foram eles: "Dos desafios contemporâneos psicopedagógicos para a prática educacional em tempos coronavianos: desvelamentos discursivos”; "Para a resiliência e a criatividade: o papel da arte como instrumento transformador do bem-estar em tempos de pandemia de Covid-19 entre os alunos da EE Marechal Hermes"; "A trajetória de ocupação urbana do bairro de Nova Esperança nos anos 2000 a 2020: uma análise geográfica-urbana e histórica do crescimento populacional no bairro"; "O ensino de Língua Portuguesa na modalidade remota: impactos da Covid-19 no Ensino Fundamental II, da E. E. Marechal Hermes".

 

Ao analisar a relação entre o esporte e a educação indígena, a professora Cristiane Alves, junto aos alunos do 6º ano da unidade escolar, foram os criadores do projeto “A disciplina de Educação Física entre diálogos interculturais, através da utilização de jogos e brincadeiras indígenas com os alunos do ensino fundamental II da E.E. Marechal Hermes”.

 

A investigação produziu, além da pesquisa, a execução de atividades de origem indígena conhecidas pelos alunos por outros nomes. “Então, o nosso projeto foi muito interessante. Os alunos trouxeram suas perspectivas e o que eles consideram de brincadeiras que já existiam há muito tempo e eles nem imaginavam que eram de origem indígena, ou seja, o nosso trabalho teve o propósito de unir culturas”, refletiu a professora.

 

FOTOS: Eduardo Cavalcante - Seduc/AM

*Redação: blogjrnews.com

 

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!