Operação, encabeçada pela Delegacia Especializada em Crimes contra o Consumidor, ocorreu na zona sul da cidade
A Polícia Civil do Amazonas (PC-AM) por meio da Delegacia Especializada em Crimes contra o Consumidor (Decon), deflagrou na manhã da quarta-feira (06/10), por volta das 8h, a Operação Alimento de Deméter, em alusão à deusa grega que nutria a terra. A ação teve o intuito de apurar denúncias de consumidores e vizinhos contra as instalações sanitárias precárias em restaurantes no bairro Centro, zona sul de Manaus.
De acordo com o delegado Eduardo Paixão, titular da Especializada, a operação resultou na autuação de um restaurante localizado na rua Afonso Pena. O estabelecimento foi flagrado com inúmeras infrações sanitárias, como alimento sem identificação de procedência e em processo de descongelamento, oferecendo verdadeiro risco à saúde dos consumidores por desrespeitar a legislação sanitária vigente.
“Os alimentos estavam de maneira imprópria para o consumo, tornando-se um veneno que pode vir a produzir toxinas, causando desde mal-estar prolongado até a morte. Por isso, não tivemos outra alternativa senão autuar a empresa e apreender mais de 5 toneladas de produtos irregulares”, explicou Paixão.
Ainda de acordo com o delegado, no restaurante, foram apreendidos alimentos como frangos, carnes bovinas, pernil e miúdos.
Operação Alimento de Deméter – O nome da operação faz referência à deusa grega Deméter, que na mitologia grega é a responsável pela colheita e agricultura, aludindo, portanto, aos alimentos.
Procedimentos – O restaurante foi autuado pelas infrações sanitárias flagradas e, após o relatório técnico dos fiscais, os proprietários irão responder ao Inquérito Policial (IP) por crime contra relação de consumo, crime contra o consumidor e contra a saúde pública, conforme relatório de inspeção da Vigilância Sanitária Municipal (Visa Manaus).
FOTOS: Erlon Rodrigues e Divulgação/PC-AM
Assessoria de Comunicação da Polícia Civil do Amazonas (PC-AM):
*Redação: blogjrnews.com