Programas vão apoiar o desenvolvimento de pesquisas, a formação e a fixação de recursos humanos no Amazonas
As inscrições de três editais da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam) seguem abertas até esta sexta-feira (10/09), às 17h, on-line, via plataforma SigFapeam. Com investimento de mais de R $8 milhões do Governo do Estado, os programas vão apoiar o desenvolvimento de pesquisas, a formação e a fixação de recursos humanos no Amazonas.
Por meio do Programa de Apoio a Pós-Graduandos Fora do Estado do Amazonas (POSGFE), a Fapeam oferta 30 bolsas distribuídas em níveis de mestrado e doutorado. O edital é voltado para candidatos residentes no Amazonas, matriculados em curso de pós-graduação stricto sensu, recomendados pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal em Nível Superior (Capes), em outros estados do país.
Para valorizar professores, com título de mestre ou doutor, outro edital é do Programa de Desenvolvimento e de Inovação para Educação Básica (Prodeb). Nesta iniciativa, 30 projetos serão apoiados, com auxílio-pesquisa no valor de até R$ 50 mil. É importante destacar que os candidatos devem ser do quadro permanente da Secretaria de Estado de Educação e Desporto ou da Secretaria Municipal de Educação (Semed).
Além disso, parte do investimento vai apoiar projetos específicos no interior do estado por meio do Programa de Fixação de Recursos Humanos para o Interior: Mestres e Doutores por Calha de Rio (Profix-RH). A ação visa estimular a fixação de mestres e doutores nas instituições de ensino e pesquisa do interior do estado, assim como contribuir para resolutividade de problemas locais por meio da ciência, tecnologia e inovação. O apoio é por meio da concessão de bolsas e auxílio financeiro.
Como participar – Os candidatos interessados em concorrer aos programas devem atentar a todos os requisitos e critérios especificados nos editais, disponíveis em www.fapeam.am.gov.br.
Confira os editais abertos em: http://www.fapeam.am.gov.br/editais/?aba=editais-abertos
FOTOS: Érico Xavier/Fapeam
Assessoria de Comunicação da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam):
*Redação: blogjrnews.com