Vinte e cinco apenados dos regimes aberto e semiaberto estão desde o final de agosto executando serviços de manutenção nos estádios Ismael Benigno (Colina), na zona oeste, e Carlos Zamith, na zona leste da capital. A oportunidade de emprego para os reeducandos foi viabilizada por meio de um acordo de cooperação técnica assinado pela Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap) com a Fundação Amazonas de Alto Rendimento (Faar), que gere os dois espaços.
Os reeducandos, que fazem parte do programa de ressocialização Trabalhando a Liberdade, da Seap, foram selecionados para trabalhar das 8h às 17h, com o intuito de remir suas penas e mudar suas vidas. Os serviços que já estão em estágio avançado nos locais são: pintura, emassamento, restauração de gradil e limpeza dos locais. Ao todo, 15 apenados estão no estádio Ismael Benigno e 10 estão no Carlos Zamith. A previsão é que os serviços nos locais sejam finalizados em dezembro.
Ruan (nome fictício), apenado do semiaberto, estava aguardando uma nova chance para entrar no mercado. Na visão dele, essa vaga veio no momento em que ele mais precisava.
“Eu estava há dois anos só realizando trabalhos avulsos, mas sempre correndo atrás de um emprego fixo, e aí veio essa oportunidade de poder estar aqui, trabalhando por meio do programa nos serviços de manutenção do estádio Carlos Zamith. Só tenho a agradecer por isso, pela chance de me ressocializar e mostrar para minha família e amigos que estou mudando”, afirma.
A interna Francisca (nome fictício), que está no estádio da Colina, destaca os elogios e o apoio que vem recebendo todos os dias pelo trabalho no local. Ela está no regime semiaberto e encontrou nessa oportunidade uma chance para recomeçar sua história.
“Estou desde o final de 2020 cumprindo pena em regime semiaberto, realizei cursos e sempre trabalhei enquanto estava dentro da unidade. Agora fui selecionada para trabalhar aqui e todos os dias recebo o apoio da família e elogios de amigos. Eu agradeço imensamente por essa chance, este trabalho está sendo muito importante para mim, e eu estou dando o meu melhor”, disse.
FOTOS: Divulgação/Seap
Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap):
*Redação: blogjrnews.com