A Fundação Estadual do Índio (FEI), do Governo do Amazonas, lançou neste mês uma videorreportagem sobre a importância do leite materno nos primeiros dias de vida da criança, garantindo a sobrevivência, a saúde e o bem-estar. A iniciativa faz parte da campanha Agosto Dourado, iniciada no primeiro domingo do mês (1º/08), com a Semana Mundial do Aleitamento Materno, em todo o Brasil, com o tema “Proteger a Amamentação: uma responsabilidade de todos”.
Para o diretor-presidente da FEI, Edivaldo Munduruku, é de suma importância dedicar este mês ao aleitamento para levar conhecimento para os parentes. “É nosso dever incentivar e mostrar a importância que o aleitamento materno tem no desenvolvimento das crianças. Muitas vezes as mães de primeira viagem não reconhecem essa necessidade de amamentar, e por isso, levamos esse estímulo aos parentes”, disse.
Dados do relatório preliminar do Estudo Nacional de Alimentação e Nutrição Infantil (Enani), do Ministério da Saúde, apontam que 45,7% – menos da metade – das crianças menores de 6 meses de idade receberam a amamentação exclusiva. Já a prevalência de aleitamento materno continuado aos 12 meses entre crianças de 12 a 15 meses foi de 53,1%. O estudo avaliou 14.584 crianças brasileiras menores de 5 anos entre fevereiro de 2019 e março de 2020.
A mãe indígena, Joice Kokama, que reside na aldeia Nova Esperança, localizada no ramal do Brasileirinho, zona leste de Manaus, reconhece a importância e encoraja outras mães a continuarem amamentando.
“Eu sei como é importante que nossos filhos sejam amamentados pelo nosso leite, pois sei que essa alimentação fortalece nossos filhos e ajuda no crescimento deles e que também contribui para evitar doenças”, comentou.
Benefícios – O aleitamento materno proporciona benefícios para as crianças, que apresentam menos alergias, infecções, diarreias, doenças respiratórias e otites, além de menores chances de desenvolver obesidade e diabetes tipo 2. Além disso, alcançam melhor desempenho em testes de inteligência e se transformam em adultos mais saudáveis e produtivos.
O leite materno é ainda o alimento mais completo para o bebê e tem tudo que ele precisa para se desenvolver de forma saudável até os 6 meses de vida. A partir dos 6 meses, a orientação é para que o bebê continue mamando até os 2 anos ou mais e seja introduzida a alimentação complementar saudável.
Agosto Dourado – A data marca a campanha mundial de incentivo ao aleitamento materno e foi estabelecida em 1992 pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef). A Semana Mundial do Aleitamento Materno (SMAM) é promovida em mais de 120 países entre os dias 1º e 7 de agosto, sendo o principal movimento em defesa do aleitamento. Neste ano, a SMAM tem como tema “Proteja a amamentação: uma responsabilidade compartilhada”.
FOTOS E VÍDEO: Amaury Moraes/FEI
Assessoria de Comunicação da Fundação Estadual do Índio (FEI):
*Redação: blogjrnews.com